Por Fabian Chacur

Nada melhor do que ver uma ótima banda voltar a uma boa fase, após anos sem lançar nada de muito sensacional ou relevante.

Se na primeira década do novo século o Duran Duran se manteve fazendo shows bem bacanas, seus álbuns de inéditas não andaram entusiasmando muito.

Alias, na real: desde Duran Duran (também conhecido como Wedding Album, de 1993) o grupo britânico não lançava um álbum à altura de sua fase áurea nos anos 80. Foram cinco tentativas, todas irregulares.

O ponto mais baixo ocorreu em 2007, quando Simon Le Bon e sua turma se associaram ao badalado produtor Timbaland, que assinou várias faixas do equivocado Red Carpet Massacre.

O álbum, que marcou a nova saída de Andy Taylor da banda, tem Timbaland de mais e Duran Duran de menos, com predomínio de repertório sem inspiração e identidade.

Felizmente, uma nova parceria com produtor da moda, desta vez Mark Ronson (filho do lendário guitarrista Mick “Spiders From Mars” Ronson e produtor de Amy Winehouse) não gerou um desastre. Pelo contrário.

All You Need Is Now, que sai no Brasil pelo selo Lab 344, entra sem exagero no hall dos melhores álbuns dos caras, ao lado dos espetaculares Rio (1982), Notorious (1986) e Big Thing (1988).

O álbum consegue o difícil equilíbrio entre investir em novidades sonoras e ao mesmo tempo soar de forma coerente e personalizada.

All You Need Is Now tem forte eco do Duran Duran dos tempos de Planet Earth e Careless Memories, com direito a batidas dançantes, energia roqueira e melodias muito boas de se ouvir.

Le Bon está cantando melhor do que nunca, enquanto o baixista John Taylor mostra um dos melhores desempenhos de sua carreira, abusando de ótimas linhas de baixo sempre pulsantes.

Os teclados sóbrios e bacanas de Nick Rhodes e a bateria simples e eficiente de Roger Taylor se soman à garra e talento do novo guitarrista, Dom Brown, que veio com eles em sua mais recente visita ao Brasil.

Faixas como All You Need Is Now, Blame The Machines, Leave a Light On, The Man Who Stole a Leopard e Being Followed soam como se estivessem saído de algum greatest hits da banda, de tão boas.

Bom ver uma banda com 30 anos de estrada soando tão urgente e atual. Um disco que justifica seu título (tudo que você precisa é o agora) com rara felicidade.

Veja, ao vivo na TV, All You Need Is Now: