Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Mergulhe na magia permanente da canção Theme From New York, New York, do musical New York, New York

Por Fabian Chacur

A estreia nesta quinta-feira (14) em São Paulo de New York, New York – O Musical, versão para o teatro do filme homônimo, do consagrado cineasta americano Martin Scorsese, traz mais uma à tona e à mídia uma canção inesquecível.

Trata-se da mitológica Theme From New York, New York, aquele tipo de composição que, de tão embutida no inconsciente coletivo, parece que existe desde sempre.

Ou seja, esta é uma boa oportunidade de mergulharmos em sua história, para que certos mitos caiam e outros se reforcem. Então, vamos lá!

Theme From New York, New York leva a assinatura do músico John Kander (1927) e do letrista Fred Ebb (1928-2004).

Essa dupla se tornou conhecida graças a seus trabalhos para musicais da Broadway.

O seu primeiro grande êxito foi Cabaret, que primeiro estourou nos palcos a partir de 1966 para depois, em 1972, ser vertido para o cinema com grande sucesso.

Esse marco dos musicais aproximou a dupla de Lisa Minelli, que se tornou a principal intérprete de suas canções para musicais.

Eles também são os autores de Chicago, que estreou em 1975, virou um grande sucesso e também virou filme, em 2002, em versão que trouxe de volta às telonas a magia dos musicais da era de ouro americana.

Quando Martin Scorsese resolveu fazer um filme que homenageasse a era de ouro do swing, nos anos 40 do século passado, e escalou Lisa para o papel principal, o da cantora Francine Evans, Kander e Ebb entraram no projeto por tabela.

Dessa forma, a dupla se incumbiu de escrever quatro canções especialmente para o projeto, que se completava com standards da música americana.

Lançado em 1977, o filme não fez tanto sucesso quanto se esperava na época, mas nos anos seguintes foi se firmando como um clássico do gênero, tendo como destaque a interpretação de Lisa Minelli para Theme From New York, New York.

No dia 19 de setembro de1979, o mitológico Frank Sinatra resolveu dar a essa canção a sua releitura. Nascia uma das gravações mais espetaculares de todas que o Rei da Voz fez em seus mais de 50 anos de carreira.

Aqui, cai o primeiro mito: muita gente imagina que, por causa do estilo e também pelo fato de ter ficado conhecida na voz de Sinatra, essa canção seja bem mais antiga do que de fato é.

A explicação é simples: a composição foi feita com o estilo dos anos 40, e o emulou de forma tão marcante que ninguém acredita que seja, na verdade, uma obra de 1977.

Em poucos anos, Theme From New York, New York entrou no repertório de inúmeros cantores pelo mundo afora, especialmente aqueles que atuam na noite, tipo o intérprete oriundo da Guiana e há anos no Brasil Dave Gordon, por exemplo.

Cauby Peixoto é outro que não consegue fazer shows sem ser convidado a mostrar sua bela releitura desse clássico.

Se as releituras são inúmeras, essa canção também inspirou inúmeras outras.

No Brasil, vou citar só duas, as mais exemplares e bacanas.

Será que existe alguém que ouça Emoções (1981), de Roberto Carlos, sem pensar em Theme From New York, New York? O arranjo instrumental, a melodia, o jeitão nostálgico da letra, tudo leva à mesma fonte. Bela homenagem.

Por sua vez, o grupo paulistano Premeditando o Breque (também conhecido como Premê) cravou em 1983 seu maior sucesso, a fantástica São Paulo, São Paulo.

Esta se vale do estilão do clássico americano para fazer uma divertida, irônica e ao mesmo tempo emocionada homenagem à eterna Cidade da Garoa.

Em resumo: Theme From New York, New York pode ser incluída, sem exageros, entre as 10 músicas mais conhecidas e apreciadas da história da musica popular.

2 Comments

  1. engraçado, não tinha observado estas tais influências, tem tudo a ver. Emoções do Roberto Carlos é TÃO New York, New York….

    p.s: não posso deixar de comentar que meu bairro é citado na música do Premê .Então não moro taãããão no fim de mundo como vc diz!rsrsrsrsrs

  2. admin

    April 21, 2011 at 10:38 pm

    É,mora à beira do fim do mundo ahahahaha Bjs e obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑