Por Fabian Chacur

Sly Stone é uma espécie de mago da música pop.

Sua capacidade de misturar elementos musicais em sua obra, além de não obedecer limites ou preconceitos, o tornou um dos grandes gênios dessa nem sempre muito maravilhosa pop music.

Como cantor, compositor, músico e líder da seminal banda Sly & The Family Stone, ele revolucionou ao misturar soul, rock, jazz, pop, psicodelismo e o que mais lhe viesse à cabeça.

Comandante de uma banda multirracial, ignorou rascismos, fascismos e outros ismos do mal.

Resultado: grooves maravilhosos, músicas fantásticas e performances ao vivo marcantes, entre as quais uma no festival de Woodstock, em agosto de 1969, um dos grandes registros da história do rock e do pop.

Da segunda metade dos anos 60 ao final dos 70, lançou músicas essenciais como Dance To The Music, Stand!, The Family Affair, Thank You, Everybody Is a Star e inúmeros outros.

No entanto, a partir do finalzinho dos anos 70, Stone começou a sumir de cena, até que, nos anos 90, ninguém tinha a mínima ideia de onde o cidadão havia parado, ou se ainda fazia algo.

No início dos anos 2000, o cineasta holandês Willem Alkema resolveu ir atrás dessas respostas, com um objetivo firme: entrevistar o astro sumido.

Coming Back For More (2010 – 74 minutos), que está sendo exibido neste mês de maio no Brasil como parte do festival In-Edit~Brasil em São Paulo e Rio, é o registro dessa experiência única.

Durante mais de cinco anos, Alkema correu atrás de todas as pistas possíveis, além de entrevistar músicos que tocaram na Family Stone, produtores, fãs ilustres etc. Todos duvidavam que ele conseguiria atingir o seu intuito.

Com a ajuda de dois gêmeos holandeses megafãs do mestre da black music, ele tanto tentou que enfim conseguiu não só realizar o seu intento, como praticamente ficar amigo de Sly Stone.

Além da entrevista, na qual o músico revela os problemas que teve com contadores, produtores etc e que o levaram a sumir por tanto tempo, o documentário também inclui registros dos anos áureos de Sly & The Family Stone.

O jeito malucão de Stone, que visivelmente passou por sérios problemas de saúde que lhe deixaram algumas sequelas (embora sua voz continue maravilhosa), cativa, assim como os gêmeos, que sabem mais sobre a carreira do gênio do que ele próprio.

Coming Back For More é a realização de um verdadeiro sonho maluco, que Willem Alkema agora compartilha com o público;

Veja o trailer de Coming Back For More: