Por Fabian Chacur

O meu coração bate mais forte quando ouço o nome The Byrds. É sem sombra de dúvidas uma das minhas bandas de rock favoritas, além de ser uma das mais importantes da história desse gênero musical.

Sempre que se fala nesse saudoso grupo americano, o primeiro de seus integrantes que me vem à cabeça é o do cantor, compositor e guitarrista Roger McGuinn.

Lógico que também adoro David Crosby (um de meus herois no rock), Chris Hillman, Gene Clark e Mike Clarke, ou mesmo Gram Parsons (que só gravou um disco com a banda, mas o influente Sweetheart Of The Rodeo)

No entanto, McGuinn foi o único que esteve no time durante toda a sua existência, dos idos.de 1965 até 1973.

Além disso, trata-se do cara que mergulhou de cabeça nas possibilidades sonoras da guitarra Rickenbacker de 12 cordas.

Dessa forma, ajudou a criar o que posteriormente se convencionou chamar de folk rock, injetando fortes doses roqueiras no som que Bob Dylan vinha fazendo, e impulsionando o autor de Blowin’ In The Wind a também seguir essa direção.

O DVD Live At The Basement (2008-ABC Entertainment) nos oferece uma rara oportunidade de conferir McGuinn ao vivo, acompanhado apenas de sua guitarra ou de um violão.

Além de mostrar alguns dos maiores clássicos dos Byrds, entre os quais Mr. Tambourine Man, Feel a Whole Lot Better, Mr. Spaceman e Eight Miles High, ele também fala sobre a carreira, como arranjou ou compôs algumas de suas músicas e coisas assim.

O papo é informal e gostoso, no qual o músico nos proporciona momentos realmente marcantes.

Além de ser maravilhoso poder ouvir o seu estilo próprio de tocar guitarra sem o acompanhamento de outros instrumentos, até como forma de apreciá-la melhor, e também sua bela voz.

Esse DVD não foi lançado no Brasil, mas chegou até aqui em versão importada da Inglaterra na Fnac, e eu dei a sorte de conseguir adquirir uma cópia por menos de R$ 20, dá para acreditar. Vai ser sortudo na Lua! Procure por aí, ou baixe, se for o caso. Vale a pena.

Veja Roger McGuinn cantando Turn! Turn! Turn!, voz e guitarra: