Por Fabian Chacur

Nós Vamos Invadir a Sua Praia (1985) é considerado um dos melhores álbuns da história do rock nacional.

Se no decorrer da carreira não conseguiu manter o alto nível dessa estreia, o Ultraje a Rigor conseguiu se firmar como um dos grupos mais simpáticos do rock nacional, mantendo vivo o espírito original do velho e bom rock and roll, repleto de energia, irreverência e simplicidade.

Ultraje a Rigor – Nós Vamos Invadir a Sua Praia, de Andréa Ascenção (editora Belas Letras -preço médio: R$ 50), procura dar uma geral nesses 30 anos de trajetória da banda liderada com mão de ferro pelo cantor, compositor e guitarrista Roger Rocha Moreira.

Os grandes méritos dessa biografia são a farta documentação, a inclusão de todas as letras das músicas e a discografia completa da banda, além de incluir entrevistas com todos os integrantes e ex-integrantes do grupo e muitas fotos, além de algumas hilariantes estórias de bastidores.

Como pontos negativos, a contextualização do grupo dentro do período em que sua carreira se desenvolveu às vezes cai em verborragia excessiva, além de incluir algumas informações incorretas aqui e ali.

Da mesma forma, alguns dos entrevistados tiveram um excesso de depoimentos incluídos no livro, boa parte desnecessários e redundantes, o que às vezes quebra um pouco a fluência da leitura.

Ou seja, o texto poderia ter sido reduzido em pelo menos um terço de seu tamanho sem nenhuma perda de conteúdo, o que o tornaria bem mais atraente e gostoso de se ler.

Seja como for, são pecadilhos perfeitamente perdoáveis, se levarmos em conta a minuciosa pesquisa e o belo perfil apresentado do sempre enigmático Roger, uma verdadeira contradição ambulante, mas no fundo um cara brilhante e gente boa, que nos proporcionou um rock and roll de primeiríssima linha.

Tipo da obra obrigatória para quem deseja se embrenhar na história do velho e bom rock brazuca.