Por Fabian Chacur

A música brasileira gera paixão pelos quatro cantos do mundo. Que o diga a musicista americana Julie Koidin.

A flautista e professora veio ao Brasil pela primeira vez em 1997. Desde então, tornou-se visitante frequente.

Até aí, tudo normal. O que torna o relacionamento dela com a nossa cultura especial é que Julie se apaixonou pelo chorinho, um dos gêneros mais originais da música brasileira, e se tornou uma de suas grandes divulgadoras.

Além de gravar discos dedicados ao gênero ao lado do violonista brasileiro Paulinho Garcia (com quem formou o duo Dois no Choro), agora a nativa da cidade de Chicago lança um projeto ainda mais ambicioso e benvindo.

Trata-se de Os Sorrisos do Choro (editora Choro Music, R$ 46), livro com mais de 500 páginas no qual Julie apresenta 52 entrevistas com músicos do naipe de Altamiro Carrilho, Nailor Proveta, Hermeto Pascoal, Guinga etc.

Como forma de lançar a publicação por aqui, ela estará no dia 18 (sábado) a partir das 17h participando de uma roda de choro na Casa do Núcleo (rua Padre Cerda, nº 25 – Alto de Pinheiros – fone 0xx11 3032-8401).

O evento é gratuito, e músicos podem levar seus instrumentos, se por ventura desejarem tocar com Julie. Afinal, nada mais democrático do que uma velha e boa roda de chorinho.