Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Ainda sobre a morte de Amy Winehouse: sem glamourização e sem condenação, por favor

Por Fabian Chacur

Desde que a dolorosa notícia tomou as manchetes da imprensa mundial, neste triste sábado (23), fala-se de tudo sobre a trágica e prematura morte de Amy Winehouse, aos 27 anos.

Cabe colocar aqui uma opinião equilibrada sobre o tema.

Os conservadores adoram aproveitar essas ocasiões para pregar contra as drogas, o rock e o mundo das celebridades em geral, tentando impor seus cânones, tipo “fora de Jesus, não há salvação”.

Há, sim. Conheço muitas pessoas que se dizem religiosas e que não cumprem um décimo do que mandam as leis de Deus, enquanto há muitos que, embora se assumam ateus, são muito mais ponderados e respeitam muito mais os outros.

“Respeitai-vos uns aos outros” talvez seja o mais importante dos mandamentos de Deus, e é certamente um dos menos seguidos, especialmente por esses conservadores xiitas e hipócritas.

Drogas matam, assim como acidentes de trânsito, açúcar, poluição, tsunamis etc. Muitos consumidores de drogas morreram cedo, mas muitos estão aí até hoje, passando dos 60, 70 , 80 anos de idade. As drogas não são culpadas de tudo de mal que ocorre no mundo. Not that simple, pretty boys and girls!

Do outro lado, também há aqueles que glamourizam o consumo de drogas e a vida desregrada, como se isso fosse a coisa mais linda do mundo, e como se fosse isso que torna os astros, especialmente do rock, realmente interessantes e especiais.

Há muitos que admiram artistas como Amy Winehouse, Raul Seixas, Jim Morrison e outros pelo fato de serem, em suas opiniões, “muito doidos”. Quem sabe pondo em prática um estilo de vida que eles mesmos não tem coragem de assumir, mas que acham lindo nos outros. Afinal, pimenta nos olhos dos outros vira colírio, não é isso?

Então, Amy Winehouse foi vítima de seus próprios demônios, com os quais não soube lidar, ou não teve ajuda suficiente para lidar.

Ela não deve ser condenada, por mais que tenha sido a maior culpada por sua própria morte. Cada um sabe o quanto dói o seu calo. A diva agora descansa em paz. Que Deus abençoe sua alma.

O que realmente me entristece é o fato de que uma pessoa que fez tanta gente feliz com sua música morra de uma forma tão triste, tão solitária, tão dolorida. Alguém que deu e certamente continuará dando prazer aos ouvintes de suas músicas, que ficarão aí para sempre, como ficaram as canções de Janis, de Jimi, de Jim, de Kurt…

Clipe de You Know I’m No Good – Amy Winehouse:

6 Comments

  1. Fê Fernandes

    July 26, 2011 at 4:56 pm

    Bem dito, Fabian.
    Vamos celebrar o talento e guardar luto da artista. Parar de pensar nos motivos que podem ter causado o encurtamento desta carreira (sem trocadilhos), pois eles não podem ser mudados.
    Os hábitos de Amy Winehouse (representando tantos outros) não devem ser enaltecidos, mas menos ainda julgados.
    Ainda bem que a música pode ser eterna e elas ficam na memória por muito mais tempo do que aquilo que levou seus autores para longe de nós.

  2. Thiago Blumenthal

    July 26, 2011 at 9:50 pm

    Muito bom o texto, Fabian. Você continua tendo um fã leitor aqui. E falou tudo o que eu penso sobre o assunto Amy. Abraços!

  3. admin

    July 27, 2011 at 8:19 pm

    Nossa, Fê, quanto tempo! Que bom ter você entre meus leitores/leitoras! Obrigado pelos elogios, e concordo plenamente com a sua posição. A música de qualidade é de fato eterna, e nos ajuda a superar as dificuldades do dia a dia com a injeção de ânimo e energia positiva que nos traz.
    Thiago, você é um amigo muito generoso. Sinto-me honrado de ter um leitor do seu gabarito! Brigadão pelos elogios e tuuuuudo de bom procê, hoje e sempre!

  4. Não concordo que tenha alguém condenando a moça pela sua morte. Eu admiro o trabalho dela, lamento pelo que ela fez com sua vida, por falta de ajuda e de direção, e de Jesus sim. Sabe, eu era fã de Kurt Cobain, conheço muito bem essa velha história dos famosos de morrer aos 27 anos.
    E n vejo que se aproveitam p falar de drogas e tal, aproveitam sim, o exemplo… se vc acha q quem estava na situação que ela estava é feliz, está enganado.
    Sabe, eu estive dos 2 lados, tinah a biografia de Kurt. O problema é que os fãs se encantam pelo ego dos seus ídolos, admirando uma falsa imagem, coisa que até mesmo eles se cansam…Fãs acham “bonito’ a tristeza que inspira poesia dos seus ídolos…

    Mas… tudo passa, quando amadurecerem, verão que passou, assim como passou pra mim…

  5. ah.achei seu blog por acaso, se quiser pode apagar o coment, pois n vo entrar de novo, a n ser por acaso..

  6. admin

    August 2, 2011 at 5:42 pm

    Cara Luciana:
    Não tinha razão para apagar o seu comentário, pois é coerente e não ofende ninguém. Quando a não aparecer mais por aqui, sabe como é, se o acaso a trouxe uma vez, pode trazer outras vezes, quem garante? Venha quando quiser. Bjs e tudo de bom, seja feliz sempre!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑