Por Fabian Chacur

Sempre que um grande nome da música morre, seus álbuns costumam voltar com força às paradas de sucesso, e isso está ocorrendo com a mais nova vítima trágica do meio musical, Amy Winehouse, que nos deixou no último sábado (23).

O site da revista Billboard, a bíblia do mercado fonográfico mundial, divulgou dados impressionantes sobre a procura em torno dos trabalhos da agora saudosa cantora britânica.

Desde sábado até esta terça-feira (26), o álbum Back To Black vendeu entre 20 a 25 mil cópias, e certamente estará entre os 20 mais vendidos na parada americana nesta semana.

Na semana anterior, para ficar mais exato o aumento da demanda por esse segundo trabalho de Amy, foram comercializadas por lá em torno de mil cópias do mesmo produto.

Por sua vez, tivemos em torno de 100 mil downloads remunerados das músicas da estrela no mesmo período, enquanto o vídeo de seu maior sucesso, Rehab, foi exibido mais de 4 milhões de vezes na net.

Back To Black saiu em 2006 e atingiu o seu ápice no mercado americano em 2008, quando atingiu o segundo posto na parada, pouco tempo após a cantora faturar cinco troféus Grammy, o Oscar da música.

Até hoje, Back To Black vendeu por volta de 2.3 milhões de cópias na terra de Barack Obama, número que certamente deverá aumentar nos próximos meses.

Frank (2003), seu primeiro CD, teve até hoje 307 mil cópias comercializadas por lá, e atingiu a posição de nº 61 nos charts.

Aguardem muita agitação quando chegarem às lojas as primeiras gravações póstumas de Amy Winehouse, algo inevitável e que deve começar a ocorrer ainda em 2011.

Veja o vídeo de Rehab: