Por Fabian Chacur

No início da década passada, Tina Turner anunciou sua despedida dos palcos. No entanto, a cantora americana resolveu ir contra essa decisão alguns anos depois, e em 2008 iniciou turnê para comemorar 50 anos de carreira.

O espetáculo realizado no Gelredome, na cidade holandesa de Arnhem, realizado em março de 2009, foi registrado, e chega agora às lojas em DVD pela EMI com o título Tina Live.

Trata-se de uma superprodução, com direito a palco gigantesco com dois andares, telões de altíssima definição, banda grande, dançarinos e todos os elementos para cativar os mais de 70 mil espectadores presentes à arena na Holanda.

De quebra, algumas músicas, como The Acid Queen e Goldeneye, foram introduzidas com coreografias dignas da sofisticação pop do Cirque Du Soleil. Como diria o finado Athayde Patreze, “um luxo”!

No entanto, o grande destaque do espetáculo fica mesmo por conta da protagonista.

Chega a ser difícil acreditar que, quando entrou no palco, Tina tinha 69 anos de idade. Em plena forma física, a diva também mostrou a mesma voz dos bons tempos, dando-se ao luxo até mesmo de interpretar algumas músicas em tons mais altos do que os que registrou em discos.

De quebra, o carisma e a simpatia que sempre a acompanharam também estão ali, vide o momento em que ela coloca a plateia para cantar, a capella, o refrão do big hit What’s Love Got To Do With It.

O repertório equivale a uma bela viagem nos melhores momentos da trajetória de Miss Turner, indo de River Deep Mountain High e Be Tender With Me Baby, passando por Steamy Windows, What You Get Is What You See, Private Dancer (uma das músicas mais sensuais de todos os tempos, na minha humilde opinião) e Proud Mary.

O DVD traz um CD ao vivo como bônus, e pode ser considerado o melhor já gravado por ela, que por sinal tem uma videografia bastante grande.

Emocionante, contagiante e uma bela comemoração desse impecável meio século de rock, pop, r&b, blues e muito mais protagonizado por ela, uma diva de carne, osso e belas pernas.

Veja o videoclipe de Private Dancer: