Por Fabian Chacur

No fim dos anos 70, um funk/disco sensacional intitulado Found a Cure se tornou um dos meus favoritos nessa praia, em gravação da dupla Ashford & Simpson.

Eu ainda era moleque, e só com o tempo fui descobrir que aquele casal de músicos ia muito além de intérpretes e autores dessa música fantástica e contagiante.

Pois, para minha imensa tristesa, descobri agora no site da revista Billboard que Nicholas Ashford, o lado masculino do duo, foi descobrir o que há do outro lado do mistério. Ele tinha 70 anos.

Ashford era casado com a cantora e compositora Valerie Simpson há 38 anos, embora a conhecesse desde 1965.

Juntos, eles tiveram sua primeira composição de sucesso, Let’s Go Get Stoned, gravada por Ray Charles. O hit logo abriu as portas para que eles fizessem muito mais coisas.

O casal escreveu várias canções para artistas da Motown Records, e no decorrer dos anos emplacaram clássicos do pop como Ain’t Nothing Like The Real Thing, Ain’t No Mountain High Enough, I’m Every Woman e You’re All I Need To Get By.

Como dupla, eles emplacaram sucessos como a já citada Found a Cure e a também ótima Solid (do refrão “solid, solid as a rock”), entre outras, investindo em disco/funk ora dançante (seu ponto alto como intérpretes) e baladas.

Recentemente, Ashford & Simpson participaram do programa American Idol, em um episódio no qual os candidatos interpretaram alguns de seus grandes clássicos.

Nick Ashford foi vítima de um câncer na garganta, contra o qual lutava há algum tempo. Ficam a saudade, suas canções maravilhosas e a brilhante Valerie Simpson, que certamente terá o apoio de seus entes queridos para superar tamanha perda.

Ouça Found a Cure, com Ashford & Simpson: