Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

O histórico show de Simon & Garfunkel no Central Park completa 30 anos no dia 19/9

Por Fabian Chacur

Entre os grandes astros do rock revelados na década de 60, a dupla Simon & Garfunkel marcou por sua impressionante fusão de rock, folk, country, pop e poesias de beleza arrebatadora.

Souberam como poucos registrar em belas melodias e letras inspiradíssimas os sonhos, a insegurança e a realidade dos jovens daqueles anos 60, aliás, de uma forma que se mostrou atemporal, no decorrer dos anos.

Após sua separação, em 1970, os amigos de infância Paul Simon e Art Garfunkel partiram para carreiras solo, gravando uma ou outra música em dupla durante aquela década, com raríssimas aparições ao vivo na TV ou nos palcos.

Nem é preciso dizer que quando eles anunciaram que fariam um show gratuito no dia 19 de setembro de 1981 no belíssimo Central Park, em Nova York, a comoção foi enorme.

Não só pelo retorno de um ícone dos sixties, como também pelo fato de ajudar a cidade a se livrar um pouco da dor do assassinato de John Lennon, ocorrido ali, pertinho do Central Park, que o ex-beatle amava de paixão, naquele triste 8 de dezembro de 1980.

Pois o espetáculo superou todas as expectativas, com a presença de aproximadamente 500 mil pessoas, que, em paz, ouviram os “old friends”, então às vésperas de completar 40 anos.

O show foi registrado em áudio e vídeo, para exibição inicialmente na TV americana e, em 1982, lançamento em álbum duplo de vinil.

Esse disco se mostrou fundamental para a redescoberta das músicas da dupla por uma nova geração, e vendeu milhões de cópias em todo o mundo, atingindo o sexto posto na parada americana.

The Concert In Central Park, a versão fonográfica, inclui 19 músicas (o CD é simples), com direito (no formato vinil) a um livreto de tamanho grande com as letras, ficha técnica e fotos, cuja reprodução no CD é do tipo qualquer nota.

O o show saiu em vídeo na época, e em DVD em 2003.

O repertório se divide entre músicas gravadas pela dupla, hits da carreira solo de Simon, covers de clássicos do rock e uma da carreira individual de Garfunkel, a então recente A Heart In New York.

A performance de Simon & Garfunkel é nunca menos do que arrepiante, pois os dois esbanjam não só impecável desempenho técnico, mas também muita emoção, que seus olhos brilhantes e marejados com aquelas lágrimas marotas entregaram de mão beijada.

Para cativar aquele mar de gente, apenas uma iluminação simples, um bom equipamento de som e mais nada. Como assim, mais nada? “Apenas” um dos repertórios mais perfeitos de qualquer show em qualquer época. Uma bala atrás da outra.

Acompanhados por uma banda de onze músicos que incluía feras como o baterista Steve Gadd e o saudoso tecladista Richard Tee, Paul e Art também se deram ao luxo de, em alguns momentos, ficarem no palco sós, no melhor estilo voz e violão (tocado com maestria por Simon).

Tente se imaginar frente a 500 mil pessoas valendo-se apenas de duas vozes e um violão para cativá-los. Deu tremedeira? Pois eles tiraram de letra.

O DVD inclui três faixas a mais do que o CD. São elas uma segunda versão (interpretada no bis) da empolgante Late In The Evening, a delicada Bookends e a até então inédita The Great Late Johnny Ace, que Paul Simon lançaria posteriormente em seu álbum solo Hearts And Bones.

Com suas belas vozes e impressionante inspiração, Simon & Garfunkel nos proporcionaram releituras de maravilhas como Mrs. Robinson (que abre o show), America, Scarborough Fair, April Come She Will, Slip Slidin’ Away e The Boxer.

O banho de interpretação que Art Garfunkel dá na maravilhosa Bridge Over Troubled Water, acompanhado apenas pelo piano de Richard Tee, é um tapa na cara com luva de pelica de quem contesta sua importância na dupla. E que tapa!

The Concert In Central Park é certamente um dos mais belos e importantes registros de um show da história do rock, e certamente será ouvido/visto para todo o sempre por quem é fã de música capaz de arrancar muita emoção a cada nova audição.

America, na versão de The Concert In Central Park:

16 Comments

  1. Thiago Blumenthal

    September 5, 2011 at 3:55 pm

    Showzaço esse daí, Fabian. E belo texto.

  2. Um show histórico e inesquecível, meu caro Thiago. Brigadão pelo elogio e tuuuuudo de bom procê e pros seus, incluindo o Palito!!!!

  3. Oi, Fabian

    Gostaria de sugerir um artigo sobre os 4 primeiros albuns solo do Paul Simon que foram lançados aqui pela Sony em versões remasterse com bônus.

    Abs
    André Luiz

  4. admin

    September 8, 2011 at 3:30 pm

    Bela sugestão, André Luiz. Vou colocá-la em prática nos próximos dias, aguarde. Muito obrigado pelo toque e também pela visita, e volte sempre! Abs e tudo de bom!

  5. showzaço desses caras, onde consigo comprar este dvd deste show?

  6. admin

    November 13, 2012 at 3:47 pm

    Ronaldo, creio que você encontre esse DVD em sites/lojas como Fnac e Livraria Cultura. Se por ventura não conseguir lá, tente a Baratos Afins, no centro, ou na Pop’s Discos, em Pinheiros. Vale a procura! Grande abraço, tuuuuudo de bom, e volte sempre que quiser/puder, será uma honra!

  7. Olá a todos! Linda matéria, sobre dois “monstros” da música americana.
    Gostaria de saber se conhecem outras duplas, ou mesmo bandas nesse mesmo estilo, músicas calmas e com muito ritmo.
    Ours concours: Paul McCartney, Beatles, Jon Bon Jovi e os mais conhecidos.
    Muito obrigado, e novamente parabéns pela excelente matéria.

  8. Olá a todos! Linda matéria, sobre dois “monstros” da música americana.
    Gostaria de saber se conhecem outras duplas, ou mesmo bandas nesse mesmo estilo, músicas calmas e com muito ritmo.
    “Hors concours”: Paul McCartney, Beatles, Jon Bon Jovi e os mais conhecidos.
    Muito obrigado, e novamente parabéns pela excelente matéria.

  9. Eu acho que o admin deste web site é na verdade trabalhando
    duro para dele site, como aqui todas as informações é qualidade com base material.

  10. Fabian Chacur

    July 27, 2018 at 8:11 pm

    Muito obrigado pela força, e tudo de bom!

  11. Karlus Fabiano

    July 23, 2019 at 3:19 am

    Passando aqui em pleno 2019 para dar meus parabéns por esse artigo muito bem escrito, estava procurando mais informações sobre esse show histórico, não me canso de ouvir esse álbum. Parabéns pela matéria e um viva a boa música!

  12. Fabian Chacur

    July 23, 2019 at 2:18 pm

    Caro Karlus: uma das coisas boas da internet reside do fato de que um post escrito de forma despretensiosa há oito longos anos ainda possa ser acessado por pessoas generosas como você. Muito obrigado pelos elogios, e viva a boa música!!! E vamos combinar: esse álbum é de arrepiar do primeiro ao último minuto! Grande abraço e volte sempre que puder ou quiser.

  13. É muito importante.
    Alguém sabe a data na década de 80 quando a TV Globo transmitiu esse show?

  14. Oi, João Bottura, boa noite. Infelizmente não tenho essa informação. Se por ventura eu descobrir, te aviso. Boa sorte nessa busca. Grande abraço e tudo de bom, e obrigado pela visita a Mondo Pop!

  15. Pedro Selister

    April 17, 2021 at 7:00 pm

    Somente hoje (17/04/2021) eu vi este post, e, não me cansei de ver escrito só elogios aos dois, esse show em Central Park em 1981 foi muito show além da conta!!! Eu comprei o LP álbum duplo assim que foi lançado, depois comprei o CD e por fim, o DVD. O texto acima onde fala do Garfunkel no solo cantando ‘Bridge Over Troubled Water’, eu acrescento; NINGUÉM consegue bater esse cara nessa música, o cara é o cara certo!!! Não me canso de escutar ou ver o vídeo.

  16. Nossa, muito obrigado pelos elogios, meu caro. E vamos combinar: esse show é mesmo histórico e maravilhoso, merece todos os elogios mesmo. Grande abraço, muito obrigado pela visita e volte sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑