Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

CD traz boa amostra da obra de Patti Smith

Por Fabian Chacur

Patti Smith é uma das figuras femininas mais brilhantes e icônicas da história do rock and roll. Desde o lançamento de seu álbum de estreia, Horses (1975), que saiu quando a cantora e compositora já tinha 29 anos, a moça mostrou ser dona de um talento incomum.

Como forma de trazer uma espécie de amostra do que fez de melhor nesses quase 40 anos de carreira e na antevéspera de seu aniversário de 65 anos (que ela completará no dia 30 de dezembro), Patti acaba de lançar a ótima coletânea Outside Society.

O álbum inclui 18 faixas gravadas pela estrela rocker entre 1975 e 2004, extraídas dos 10 álbuns de estúdio que gravou durante este período.

O encarte inclui comentários da cantora americana sobre cada uma das canções, e só lamente-se o fato de as letras das mesmas não terem sido incluídas, o que seria um serviço e tanto para o comprador.

Com sua voz forte e de timbre inconfundível, Patti esbanja categoria em maravilhas do porte da power ballad Because The Night (escrita em parceria com Bruce Springsteen), da densa Dancing Barefoot, da tocante Frederick e da militante People Have The Power.

Grande letrista e compositora, ela também sempre se deu bem ao reler obras alheias, e os exemplos aqui são as marcantes covers de So You Want To Be A Rock N Roll Star (dos Byrds) e Smells Like Teen Spirit (do Nirvana).

O bacana é que o padrão de qualidade das gravações de Patti Smith se manteve durante todo o período abrangido pela compilação, como provam canções mais recentes como Trampin’, Beneath The Southern Cross e Summer Cannibals.

O problema de Outside Society é que você pode acabar se viciando em Patti Smith. Se isso acontecer, recomendo como aquisições posteriores os ótimos Easter (1978) e Wave (1979), além do festejado Horses (1975), cuja edição especial traz um CD adicional com uma gravação recente e ao vivo de seu repertório na íntegra.

Ouça Dancing Barefoot, com Patti Smith:

2 Comments

  1. eu adoro ela. \o/
    Aliás, o cd de covers que tem o cover de Smells Like Teen Spirit…tem a versão dela de Gimme Shelter que acho excelente….

    Saudações, Chacur!

  2. O CD de covers dela é legal, mas poderia ser melhor, pois anteriormente a moça tinha arrasado em covers sensacionais como So You Want a Rock N Roll Star e Gloria, só para citar dois. Mas que ela é tudo, lá isso é!!! E seu livro, Só Garotos, uma obra-prima. Obrigado pela visita e volte sempre!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑