Por Fabian Chacur

29 de dezembro de 2001 foi um dos mais tristes da história da música brasileira. Nessa data, deixou-nos a maravilhosa Cássia Eller, uma das artistas mais talentosas e efervescentes de todos os tempos.

A cantora e violonista saiu de cena aos 39 anos, evidentemente jovem e com muita coisa ainda a realizar, embora nos tenha deixado um legado repleto de grandes interpretações.

Em seus pouco mais de dez anos de carreira fonográfica, Cássia gravou várias canções de Nando Reis, que a ajudou a se tornar uma ótima vendedora de discos, sem no entanto violentar sua arte.

A bola já estava quicando por aí há algum tempo, e agora, enfim se concretiza uma ideia excelente: reunir em um único CD “as canções que o Nando fez para Cássia cantar”.

A coletânea lançada pela Universal Music e intitulada Relicário nos traz 14 faixas escritas por Nando e interpretadas pela saudosa cantora, sendo 3 delas gravações inéditas.

O próprio Nando, em parceria com Felipe Cambraia, incumbiu-se de dirigir e conceber essa compilação. As faixas inéditas se valem de vocais gravados por Cássia em 1999 e 2000, com o acompanhamento instrumental complementado em 2006 e 2011.

São elas: Baby Love, que conta com a presença de Chicão, o filho de Cássia, UmTiro No Coração e As Coisas Tão Mais Lindas. Todas ótimas e bem encaixadas no contexto geral.

As outras onze são petardos conhecidos por todos, como All Star, O Segundo Sol, Relicário, E.C.T., Nenhum Roberto e Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você).

A coletânea ficou uma delícia de se ouvir, pois soa como se fosse um trabalho de carreira de artista, especialmente pelo fato de ter sido montado por alguém que conhecia tanto Cássia como o ex-titã.

Podem ter certeza de que, se a mais roqueira das cantoras da MPB ou a mais MPB das roqueiras tupiniquins não tivesse morrido de forma tão precoce, ela provavelmente teria gravado um álbum só com músicas de Nando.

Como isso não foi possível, Relicário acaba sendo um belo consolo, além de uma forma de estancar um pouquinho a saudade dessa artista fantástica e ser humano simpático, tímido e marcante que se manterá vivo enquanto pudermos ouvir suas gravações maravilhosas. Saudade!

Relicário, com Nando Reis e Cássia Eller: