Por Fabian Chacur

Morreu na última sexta-feira (20) na cidade de Riverside, California, a cantora Etta James. A intérprete, que tinha 73 anos, foi vítima de leucemia, além de ter sofrido sérios problemas com os rins e outras complicações que tornaram seu quadro de saúde ainda pior.

Oriunda de família pobre, Jamesetta Hawkins (seu nome de batismo) nasceu no dia 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles, California, e apareceu no mundo da música integrando o grupo Peaches, que liderou a parada americana de rhythm and blues em 1955 com o hit The Wallflower (Dance With Me, Henry).

Em 1962, já como artista solo e contratada do lendário selo de blues, soul e rock Chess Records, estourou com a música At Last, que deu título a seu primeiro álbum. Outros de seus sucessos: Tell Mama (gravada posteriormente por Janis Joplin), Trust Me, The Fool That I Am, Something’s Got a Hold On Me e Stop The Wedding.

Seu estilo agressivo e vibrante influenciou inúmeras cantoras, entre elas Janis Joplin, Melissa Etheridge e Christina Aguilera. Esta última declarou à revista americana Billboard que recebeu muitos elogios e conselhos de Etta, quando as duas se encontraram há alguns anos.

A cantora, que se apresentou algumas vezes no Brasil, sofreu com problemas de saúde e dependência química, mas voltou às paradas em 1989 com o elogiado álbum Seven Year Itch.

Ela ganhou inúmeros prêmios, entre os quais três troféus Grammy, o Oscar da música, além de ter sido incluída no Rock & Roll Hall Of Fame em 1983. Curiosidade: Etta fez turnês ao lado dos Rolling Stones e do Grateful Dead. Sua autobiografia, Rage To Survive: The Etta James Story, foi publicada no exterior em 2003.

A cantora Beyoncé Knowles viveu o seu papel no filme Cadillac Records (2008), e deixou Etta pê da vida ao interpretar a música At Last na festa de posse de Barack Obama, em 2009.

Seu último álbum, The Dreamer, foi lançado em novembro de 2011, embora ela já tivesse comunicado sua aposentadoria meses antes, em conta dos problemas de saúde que sofria.

Ouça At Last, com Etta James: