Por Fabian Chacur

O cantor Davy Jones morreu de ataque cardíaco na Florida nesta terça-feira (28), segundo informações do site TMZ, o mesmo que divulgou em primeira mão a morte de Michael Jackson em 2009. Ele teria feito um show ao lado de B.B. King na noite anterior.

Jones integrou os Monkees, grupo criado em 1965 na TV americana com o objetivo de ser uma espécie de paródia dos Beatles. O que ninguém imaginava é que a partir do lançamento da série televisiva, em setembro de 1966, o grupo viraria um fenômeno cultural.

Nascido em Manchester no dia 30 de dezembro de 1945, Davy já era relativamente conhecido no meio artístico, tendo participado do programa britânico Coronation Street em 1961 e participado da peça teatral Oliver.

Curiosidade: ele participou, como integrante do elenco de Oliver, da mesma edição do Ed Sullivan Show em fevereiro de 1964 que marcou a estreia dos Beatles na TV americana. Que coincidência, heim?

Ele foi o primeiro a ser escolhido para integrar os Monkees, que posteriormente incluiu também Micky Dolenz, Peter Tork e Mike Nesmith. Era o único inglês do time. O primeiro álbum do grupo, autointitulado, saiu em novembro de 1966 e ficou por 13 semanas no topo da parada americana, além de vender 3.2 milhões de cópias em apenas três meses.

Embora fabricado, o grupo contava com ótimos compositores e músicos dando apoio a eles, e produziu um pop rock de alta qualidade, graças ao talento de autores ainda desconhecidos, entre os quais Neil Diamond.

A banda emplacou diversos hits entre 1966 e 1968, sendo que Daydream Believer, I Wanna Be Free e Valeri tinham Davy Jones como vocalista principal. O sucesso da banda era tamanho que um então iniciante xará do cantor resolveu mudar de nome artístico, passando a se chamar David Bowie.

A série de TV acabou em 25 de março de 1968, após 58 episódios e muito sucesso. O grupo prosseguiu, lançou o filme Head (fracasso de bilheterias que depois se tornou cult) e se manteve até 1970, quando ocorreu a separação.

Em 1971, Davy Jones iniciou carreira solo e lançou a ótima música Rainy Jane, de Neil Sedaka, que foi um dos primeiros compactos simples que comprei em minha vida, quando tinha apenas 10 aninhos. Mas o sucesso foi bem menor do que com os antigos colegas.

Em 1975, ele montou outro grupo ao lado do ex-colega de Monkees Micky Dolenz e dos compositores de Last Train To Clarksville (um dos maiores hits dos Monkees), Tommy Boyce e Bobby Hart, mas a repercussão do Dolenz Jones Boyce & Hart foi pequena.

Quando o grupo completou 20 anos de seu lançamento, a MTV americana resolveu homenageá-los exibindo os 58 episódios da série, e isso gerou uma nova fase de sucesso para eles em 1986.

Graças a isso, Jones, Dolenz e Tork gravaram faixas inéditas para a coletânea Now And Them, e fizeram algumas apresentações. O retorno com o time completo, incluindo o então reticente Mike Nesmith, ocorreu em 1996, com o histórico álbum Justus, no qual, pela primeira vez, eles tocaram todos os instrumentos e fizeram todos os vocais.

Triste coincidência: Wando e Davy Jones nasceram e morreram nos mesmos anos, 1945 e 2012. Cada um à sua moda, fizeram muito sucesso e farão muita falta nesse mundo pop.

Ouça Rainy Jane, com Davy Jones:

Ouça Daydream Believer, com The Monkees: