Por Fabian Chacur

Por uma dessas contingências da vida (bonito, né?), fui conhecer o paulistaníssimo grupo Sandália de Prata na edição 2009 do festival Conexão Vivo, na deliciosa Belo Horizonte (BH). Que descoberta!

Oriundos do bairro do Capão Redondo e na estrada desde 2003, o time é integrado por Ully Costa (vocal), Dado Tristão (teclados), Carlinhos Creck (baixo), Sandro Lima (guitarra), Paulinho Sorriso (bateria), Tito Amorim (percussão), Marcelo Valezi (sax), João Lenhari (trompete) e Jorginho Neto (trombone).

Após lançar o excelente álbum Samba Pesado em 2009, eles estão de volta com outro petardo equivalente, Desafio Ao Galo, um CD independente com apresentação visual e qualidade técnica que superam lançamentos de grandes gravadoras. Coisa fina!

O Sandália de Prata é uma banda que mergulha de cabeça nas várias possibilidades do samba, especialmente o samba rock, mas aberta a flertes com funk de verdade, rock, reggae, soul, jazz e o que mais pintar, sem preconceitos e com muito conhecimento de causa, sempre.

Se a bonita e carismática vocalista Ully Costa é um evidente destaque, o time todo é composto só por craques, gente que sabe swingar como se fosse a coisa mais fácil do mundo, algo que todos sabemos não ser para qualquer um.

Desafio Ao Galo traz 10 músicas ótimas, além de incluir como bônus a matadora Reza Forte, do trabalho anterior.

A bela releitura do clássico samba rock O Cravo Brigou Com a Rosa, de Jorge Ben, e as envolventes Som do Drão, Fez Por Merecer e Sensual Funk pegam de primeira o ouvinte. Ótimas!

Mas as cerejas desse bolo musical delicioso são a espetacular instrumental Tapa do Siri e Quem Sabe, Sabe, esta última com participação especial da sempre energética Elza Soares, um aval e tanto para essa banda paulistana. Eles merecem isso e muito mais!!!

Ouça Reza Forte (ao vivo) com o Sandália de Prata: