Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Damon Albarn produz CD de Bobby Womack

Por Fabian Chacur

Damon Albarn, vocalista, guitarrista, compositor e líder dos grupos Blur e Gorillaz, acrescentou outro belo ítem a seu currículo. Ele é o produtor do álbum que Bobby Womack, um dos grandes mestres da soul music, lançará no dia 11 de junho pelo selo XL Recordings, o mesmo de Adele.

The Bravest Man In The Universe será o primeiro álbum de inéditas de Womack desde Ressurrection (1994), e foi gravado em 2011 no Studio 13, de Albarn, em Londres, e também em estúdios em Nova York. A coprodução ficou a cargo de Richard Russell, dono da XL Recordings.

Bobby participou de dois álbuns dos Gorillaz, Plastic Beach (2010, na faixa Stylo) e The Fall (2011, em Bobby In Phoenix), o que estreitou a amizade entre ele e Albarn.

O primeiro single de The Bravest Man In The Universe, a ótima Please Forgive My Heart, já está disponível para download gratuito no site do músico americano, o bobbywomack.com .

Nascido em Cleveland, Ohio, no dia 4 de março de 1944, Bobby Womack começou a se tornar conhecido no meio musical na primeira metade dos anos 60, trabalhando com um dos pioneiros da soul music, Sam Cooke.

Um dos primeiros hits dele, It’s All Over Now, fez ainda mais sucesso em releitura dos Rolling Stones. Womack, por sinal, participou como músicos de alguns álbuns da banda, geralmente tocando guitarra. Os roqueiros da J. Geils Band também fizeram sucesso relendo Looking For a Love, de sua autoria.

Bobby Womack se firmou como um dos grandes nomes da black music americana durante as décadas de 60 e 70, graças a uma voz ora melódica, ora agressiva, e especialmente devido às suas canções, repletas de letras poéticas e melodias envolventes. Ele é considerado um dos grandes letristas da soul music, por sinal.

Entre suas músicas mais legais, destaco a deliciosa e inspiradíssima Woman’s Gotta Have It, bela e swingada declaração de amor às mulheres que também mereceu uma regravação perfeita de James Taylor em 1976, no álbum In The Pocket.

Problemas com drogas atrapalharam a carreira de Bobby Womack em alguns momentos, mas felizmente estou aqui escrevendo sobre ele com o cara vivo, com saúde e em vias de lançar um novo álbum.

The Bravest Man In The Universe inclui dez canções, entre as quais a faixa título, o single Please Forgive My Heart, Stupid, Jubilee, Sweet Baby Mine e Deep River.

Ouça Woman’s Gotta Have It (live), com Bobby Womack:

Ouça Please Forgive My Heart, a nova de Bobby Womack:

2 Comments

  1. Bobby Womack é um cantor e compositor especial mesmo, Chacur. Imagino que você já conheça a abertura do filme “Jackie Brown” (Quentin Tarantino), cuja trilha é a sensacional “Across 110th street”, certo? Na dúvida, encaminho o vídeo para você:

    http://www.youtube.com/watch?v=KtzRJgZG98I

  2. Valeu pelo link, Neder! Essa música é sensacional, um belo resgate do Tarantino, que costuma caprichar nas trilhas sonoras de seus filmes, além de ser um belo exemplo do talento de Bobby Womack. Grande abraço e tudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑