Por Fabian Chacur

Se havia alguém duvidando da capacidade de Madonna em obter grandes vendagens no lançamento de seu novo álbum, MDNA, elas se dissiparam. Após estrear na parada britânica na liderança, seu décimo-segundo trabalho a obter tal façanha por lá, a estrela pop repete a façanha, desta vez no mercado americano, conforme informa o site da revista americana Billboard.

MDNA iniciou sua trajetória nos EUA com 359 mil cópias comercializadas em sua semana inicial, o que lhe valeu o primeiro posto no país natal da Material Girl. A título de comparação, Hard Candy (2008), seu mais recente trabalho de estúdio, teve 280 mil cópias vendidas em seus sete primeiros dias de comercialização.

É a melhor performance de Madonna no período de lançamento em termos de vendas de um novo trabalho desde Music (2000), que no mesmo período vendeu 420 mil cópias. O CD é seu oitavo trabalho a atingir o primeiro lugar nos EUA, o que a deixa a apenas um posto abaixo de Barbra Streisand, a mulher que mais discos conseguiu colocar no topo da parada ianque.

Uma boa estratégia ajudou bastante esses belos números iniciais de vendas de MDNA. Uma promoção ofereceu aos fãs americanos a chance de adquirir, com preços reduzidos, pacote incluido ingressos para o show da nova turnê de Madonna e o álbum. Artistas como Tom Petty e o grupo Bon Jovi também se valeram dessa estratégia recentemente, com bons resultados em termos comerciais.

Coube a Lionel Richie o segundo lugar nesta semana, também a primeira de seu novo álbum, Tuskegee, que vendeu 199 mil cópias. É o melhor posto que o ex-cantor dos Commodores obtém desde 1986, quando Dancing On The Ceiling ocupou por duas semanas o primeiro lugar nos EUA.

O disco, no qual Richie relê seus sucessos em duetos com grandes astros, equivale também a seu melhor desempenho em uma primeira semana nas paradas desde que a Soundscan começou a medir as vendas no mercado americano, em 1991.

Coming Home (2006) equivalia à sua melhor performance até então, com 75 mil cópias vendidas e o sexto posto na semana inicial. Você lerá em breve resenha deste álbum em Mondo Pop.

E mesmo perdendo a liderança há quase um mês, o álbum 21, de Adele, continua entre os tops, ocupando a terceira posição nos EUA esta semana, com 121 mil cópias vendidas. Curiosamente, nesta mesma semana de abril, só que em 2011, o álbum havia vendido 88 mil cópias, ou seja, bem menos do que agora. Impressionante.