Por Fabian Chacur

Graças ao serviço não muito eficiente da gloriosa Vivo, que pelo visto quer superar a já não muito saudosa Telefonica, fiquei de quinta (12) a sábado (14) sem internet em casa.

Dessa forma, perdi a oportunidade de escrever alguma coisa tendo como mote o tal de Dia Internacional de Rock, comemorado em 13 de julho (dia no qual, em 1985, foi realizado o histórico Live Aid). Mas não escaparei da missão, e uso como mote aquele clássico do trio Sá Rodrix e Guarabyra: Hoje Ainda é Dia de Rock!

E amanhã, e depois, e depois… Irônico esse ritmo, que era encarado como apenas mais um modismo fadado ao rápido esquecimento, estar comemorando quase seis décadas na ativa, e cada vez mais ativo e jovem.

Há quem considere o rock como algo relegado ao passado. “Não se faz mais rock como antigamente”, bradam os saudosistas. Lógico que não concordo com isso. Basta procurar atentamente na produção atual que você certamente encontrará músicos, grupos e compositores bem promissores.

Na verdade, acho que prefiro seguir a linha de pensamento de Gilberto Gil, impressa na contra-capa de um disco nos anos 60. Ele disse mais ou menos assim: “há dois tipos de música, a boa e a ruim, e eu prefiro a primeira”.

Não importa se gravada nos anos 50, 60, 70 ou ontem à noite em um barraco da zona sul paulistana. Ou se por um negro americano, ou um branquelo sueco, ou um operário britânico. Tanto faz. Sendo bom…

E fica a homenagem ao inesquecível trio brasileiro Sá Rodrix e Guarabyra, que brilhou na primeira metade dos anos 70 e depois voltou, na primeira década do século atual, dando um banho de criatividade e sensibilidade com seu rock rural.

Aliás, o grande mérito e a grande razão pela qual o rock está aí até hoje é precisamente seu espírito sempre aberto à mistura. Afinal, esse ritmo surgiu da fusão do rhytmin and blues negro com o o hillbilly caipira, e nunca mais viu parar essa mistureba toda. Miscigenação total, sempre. Sem limites, sem medo de ser feliz. Quando dá certo, o rock cresce ainda mais. Rock morrer? Sem chances!!!!

Hoje Ainda é Dia De Rock, com Sá, Rodrix e Guarabira: