Por Fabian Chacur

Quando surgiu no cenário musical americano em 2003, oriundo das cinzas do extinto Kara’s Flowers, o Maroon 5 marcou presença como seguidor do pop-rock com tempero soul-funk.

Seu álbum de estreia, o ótimo Songs About Jane (2003), emplacou hits como Harder To Breathe, This Love e She Will Be Loved e criou boas expectativas em relação a seu futuro.

O estouro do single Makes Me Wonder não só levou o seu segundo CD, It Won’t Be Soon Before Long (2007) ao topo da parada americana como apontou o rumo sonoro que o quinteto iria tomar de forma preferencial dali por diante.

Desde então, o grupo integrado por Adam Levine (vocal e guitarra), Matt Flynn (bateria), Mickey Madden (baixo), James Valentine (guitarra) e PJ Morton (teclados) tornou-se ainda mais pop, com forte influência eletrônica e do rhytym and blues moderno, deixando o rock mais como tempero. Mas um tempero saboroso, audível e bem estiloso, por sinal

O que já havia se sobressaído em Hands All Over (2010) aparece ainda mais nítido no novo lançamento da banda, Overexposed, que chega às lojas em duas versões: simples, com 12 faixas, e especial, com direito a capa digipack e seis faixas bônus.

Overexposed é um belo exemplo de como fazer um rock com forte apelo pop sem cair totalmente na mesmice. A ótima voz de Adam Levine e a produção executiva do experiente Max Martin (Backstreet Boys, Britney Spears e um batalhão de outros) ajudam a dar consistência e um teor diferenciado ao álbum.

Não faltam momentos bacanas, como a ótima faixa de trabalho Payphone, que conta com a participação do rapper Wiz Khalifa, o ótimo reggae eletrônico One More Night, a tocante balada voz/piano Sad e a hipnótica Beautiful Goodbye, que encerra a versão simples do disco.

As seis faixas extras incluídas na versão especial de Overexposed valem o preço adicional (em torno de R$ 10) em relação ao formato standard (que custa em média R$ 29). Dois bons remixes de Payphone e o hit Moves Like Jagger, dueto da banda com Christina Aguilera, são bons atrativos, mas as outras três cativam ainda mais.

São elas a eletrônica Wipe Your Eyes, o funk bem swingado Waisted Years e a fantástica versão blues rock, com quase sete minutos de duração, de Kiss, hit nos anos 80 com o autor, aquele genial Prince. O grupo mostra sua categoria nessa épica releitura, que equivale a bom exemplo de sua performance ao vivo, sempre ótima (eu vi e recomendo!).

Overexposed, com sua descolada e bela capa multicolorida e psicodélica, não só tem pinta de que manterá o quinteto americano no topo das paradas de sucesso como também agrada com sua proposta pop inteligente e descontraída.

Clipe de Payphone, com Maroon 5 e participação de Wiz Khalifa:

Clipe de One More Night, com o Maroon 5: