Por Fabian Chacur

Em 1986, tive a oportunidade de ver o show de lançamento do álbum Cabeça Dinossauro, dos Titãs, realizado em SP no extinto Projeto SP, em sua primeira versão, no formato de circo, na rua Caio Prado. Foi um ano histórico para o rock brasileiro.

A performance da banda nessa apresentação pode ser definida como simplesmente inesquecível, com direito a iluminação especial, set list incrementado e um desempenho impressionante da hoje seminal banda paulistana de rock, uma das melhores de todos os tempos.

Muita água rolou por debaixo da ponte titânica desde então. Quatro integrantes do então octeto saíram fora, um por força maior (o saudoso Marcelo Fromer), outros para investir em outros projetos (Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin). Do time original, sobraram apenas Tony Bellotto, Paulo Miklos, Branco Mello e Sérgio Britto.

Ao contrário de tempos recentes, nos quais o grupo se valia de alguns músicos de apoio, a encarnação 2012 dos Titãs conta apenas com um aliado adicional, o experiente (e ótimo) baterista Mário Fabre. Bellotto fica fixo na guitarra, enquanto Miklos, Britto e Mello se dividem entre teclados, guitarra e baixo.

Esse line-up deu total conta do recado na releitura ao vivo do antológico Cabeça Dinossauro feita na noite desta terça-feira (21) no Teatro da Mix, em São Paulo, gravada pela Mix TV e pela Mix FM para integrar o excelente projeto Mix ao Vivo Álbuns Clássicos, nos quais grandes bandas do rock brazuca tocam na íntegra seus álbuns mais famosos.

Com muita garra, entrosamento e jogo de cintura, os Titãs versão 2012 souberam encarar o repertório de Cabeça Dinossauro, com Miklos, Mello e Britto preenchendo com categoria as lacunas vocais surgidas nas músicas que eram interpretadas na época por Nando e Arnaldo.

Músicas como O Que, Aa Uu, Igreja, Bichos Escrotos, Porrada, Homem Primata e Família soaram como se tivessem sido lançadas agora, tal o seu frescor e clima de novidade, mesmo 26 anos depois. Música boa é para sempre, já dizia o tal de outro.

Além das 13 músicas de Cabeça Dinossauro tocadas na sequência em que apareciam no álbum, os Titãs repetiram Cabeça Dinossauro e Bichos Escrotos por razões técnicas e apresentaram, como brinde, cinco pauladas de seu repertório: Lugar Nenhum, Aluga-se (de Raul Seixas), Diversão, Flores e Sonífera Ilha.

Superando todas as crises que viveram em seus produtivos 30 anos de carreira, os Titãs continuam mais Titãs do que nunca em 2012, provando que, se continuarem com esse pique, irão completar 40 e mais anos na estrada do rock and roll em plena forma e com fome de bola.

Ouça o álbum Cabeça Dinossauro, versão original, na íntegra: