Por Fabian Chacur

Tears For Fears, uma das bandas de maior sucesso do pop rock dos anos 80, já tem data certa para voltar ao Brasil. Eles irão tocar em São Paulo no dia 22 de novembro, no Espaço das Américas, com ingressos a R$ 300 e R$ 200 (preços de inteiras). Mais informações pelo site www.ticket360.com.br e pelo fone (0xx11) 2027-0777.

O duo esteve por aqui pela última vez em outubro de 2011, e conseguiu boa repercussão em termos de público. Os primeiros shows deles no Brasil ocorreram em janeiro de 1990, em plena turnê de lançamento de seu terceiro álbum, The Seeds Of Love (1989), na edição daquele ano do extinto festival Hollywood Rock.

Formado na Inglaterra por Roland Orzabal (guitarra e vocal) e Curt Smith (baixo e vocal), o Tears For Fears começou seguindo a linha gótica de bandas como Bauhaus e Joy Division, mas com um viés um pouco mais pop, tendência que seu álbum de estreia, o introspectivo e belo The Hurting (1983), exemplifica com clareza.

O lado pop se ampliaria e tomaria conta de seu próximo trabalho, o sublime Songs From The Big Chair (1985), que consegue aliar criatividade, ousadia e profundidade a uma sonoridade acessível, deliciosa e simplesmente cativante, presente em hits como Shout, Everybody Wants To Rule The World e Head Over Heels.

Seeds Of Love (1989), seu trabalho posterior, marcou uma aproximação com o som psicodélico dos Beatles e com a soul music, esta última marcada pela participação no álbum da ótima cantora negra americana Oleta Adams.

Curt Smith saiu do Tears For Fears e Orzabal tocou o barco sozinho nos anos 90, com direito a trabalhos e shows competentes, porém bastante irregulares. Felizmente, a dupla se refêz nos anos 2000, e nos proporcionou um álbum de estúdio excelente, Everybody Loves a Happy Ending (2004), uma volta a seus anos de ouro.

Ouça Shout, em gravação ao vivo feita em 2006: