Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Zeca Baleiro ironiza República do Colê

Por Fabian Chacur

Você é músico e quer ter o seu trabalho badalado na mídia. Como fazer? Difícil, meu caro. Se você está perguntando, é sinal de que não faz parte da República do Colê, onde é bem difícil de se entrar e qualidade artística geralmente não significa rigorosamente nada como elemento de seleção.

A fórmula é antiga. O postulante precisa ser “filho de”, “parente de”, “amigo de” ou “indicado por”. Fazer parte da “tchurma”, sabe? Dessa forma, você conseguirá ver seus trabalhos entrando na pauta da mídia e sendo incensado nos jornais, revistas e sites mais badalados.

Esses contatos, que alguns apelidaram de “colê”, acabam levando seu trabalho a nomes importantes, que por tabela dão aval a essas figuras e abrindo suas portas a você. Resultado: mais um bebê de Rosemary surge no cenário musical.

Essa verdadeira República do Colê tornou-se tema da canção Mamãe no Face, de Zeca Baleiro, incluída em seu mais recente álbum, intitulado de forma sarcástica O Disco do Ano.

Na letra, Baleiro reproduz um hipotético papo com sua mãe, no qual cita o nome de publicações e padrinhos importantes para que um artista entre nessa máfia.

Talento é dispensável, o que certamente explica o fato de muitos deles nunca saírem dos círculos fechados dos “bacanas”. O povo definitivamente ainda não está preparado para apreciar o biscoito fino feito com chia orgânica, farinha de soja virgem e extrato natural de lichia e grapefruit por esses gênios supimpas, luminares dos sons e do vernáculo…

Essa é uma das razões pelas quais muita gente não respeita a crítica especializada em música. Afinal de contas, às vezes é difícil entender o porque certos artistas merecem tantos espaços. Ouvir Mamãe no Face pode ajudar o leigo a captar o espírito da coisa…

Veja o clipe de Mamãe no Face, de Zeca Baleiro:

5 Comments

  1. Olá Fabian! Saudações Alviverdes!
    Peço desculpas por não entrar no mérito do post… Mas, estou com uma dúvida e talvez vc possa me responder.
    Seguinte. Acabaram de sair lá fora os 12 primeiros trabalhos do Frank Zappa. Então, vc por acaso sabe se vão ser lançados aqui no Brasil também? Ou vamos ter que buscar a tábua da salvação na Amazon ehehehehhe
    Desculpe-me novamente por não comentar a matéria em questão. Abraços!

  2. admin

    August 15, 2012 at 6:28 pm

    Grande Juarez! Meu caro, ainda não tive notícias sobre o lançamento de versões nacionais desses relançamentos do Zappa por aqui. Vou dar uma pesquisada, mas por enquanto não sei de nada. Como a outra leva de relançamentos deles da Rykodisc saiu por aqui pela extinta Gravadora Eldorado, acho que só mesmo um selo independente como aquele faria isso por aqui, pois se dependermos das majors para isso, já viu…rsrsrsrsrs Grande abraço, obrigado pela visita e tuuuuuudo de bom!!!!

  3. admin

    August 21, 2012 at 3:47 pm

    Boas notícias, caro Juarez! A Universal Music irá lançar o primeiro lote de 10 relançamentos da discografia de Frank Zappa. Prepare a carteira! Os discos devem sair em breve. Abs e tuuudo de bom!

  4. Valeu Fabian!!!!!
    Saudações Alviverdes! Forte abraço!

  5. admin

    August 22, 2012 at 7:20 pm

    Eu é que te agradeço por visitar Mondo Pop, Juarez. E viva o nosso Alviverde Imponente, ontem, hoje e sempre!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑