Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Bowie faz anos e nós ganhamos o presente!

Por Fabian Chacur

Nesta terça-feira (8), David Bowie completa 66 anos. Eu me preparava para fazer mais um daqueles textos de fã choroso, com saudades de trabalhos novos de um de meus artistas favoritos, quando surge a primeira grande e boa notícia musical do ano.

David Bowie está lançando hoje sua primeira música inédita em 10 anos. Mais: em março, chegará ao mercado The Next Day, seu primeiro álbum de inéditas desde Reality (2003). Digno de uma festa, daquelas de varar a noite.

A comemoração se justifica em função da altíssima qualidade da amostra desse novo álbum. O single Where Are We Now?, já disponível para vendas nas lojas virtuais iTunes,é simplesmente maravilhoso. Uma balada melancólica e elaborada, com direito a bela melodia e uma interpretação sóbria e envolvente do Tin White Duke.

O clipe tem como cenário básico um estúdio de um artista plástico, e inclui cenas gravadas em preto e branco em Berlim, cidade alemã na qual Bowie viveu durante algum tempo na década de 70 e na qual concebeu os clássicos álbuns Low e Heroes. A direção do belo clipe é de Tony Oursler, não por acaso artista plástico.

The Next Day inclui 14 faixas em sua versão standard, sendo que também será lançada uma versão deluxe com direito a três músicas adicionais. A produção do álbum é do veterano e consagrado Toni Visconti, com quem Bowie trabalhou em álbuns como Young Americans (1975), Low (1977) e Heroes (1977).

Desde que sofreu um piripaque em meados de 2004, David Bowie vinha se mantendo bem distante do cenário musical, com direito a raras aparições. Tivemos de nos contentar nesses anos todos com lançamentos extraídos do arquivo de sua obra, como reedições e álbuns ao vivo. A fonte parecia ter secado. Ele virou dono de casa!

No entanto, Bowie sempre teve como marca registrada em suas cinco décadas de carreira surpreender seus fãs, e isso ocorre mais uma vez. Que belo presente ele nos dá em seu aniversário de número 66. Vamos soltar o verbo na Rota Bowie 66!

Eis os títulos das músicas de The Next Day:

The Next Day
Dirty Boys
The Stars (Are Out Tonight)
Love Is Lost
Where Are We Now?
Valentine’s Day
If You Can See Me
I’d Rather Be High
Boss Of Me
Dancing Out In Space
How Does The Grass Grow
(You Will) Set The World On Fire
You Feel So Lonely You Could Die
Heat

Deluxe Version bonus tracks:

So She
I’ll Take You There
Plan

Veja o clipe de Where Are We Now?, de David Bowie:

2 Comments

  1. Chacur, meu palpite tem TUDO para ser O correto.
    Com tanta gente chata na música, poxa, amei saber que o Bowie não se aposentou, só tirou um longo descanso.
    Eu adorei a balada. Achei muito legal e como sempre Bowie sempre volta com algo diferente.
    Mas olha só, eu acho que o melhor ainda está por vir. Acho que esta música é só uma degustação, algo para dizer:” eu voltei”.
    …mesmo porque música com títulos como : “Dancing Out In Space”, “(You Will) Set The World On Fire”, “Heat”….não tem cara de ser algo morno., muito pelo contrário….
    Quer apostar que ele vai voltar “chutando o balde?”
    (roendo as unhas porque quero ver o figurino dele para esta nova fase.)

    Saudações Chacur.

  2. admin

    January 9, 2013 at 2:33 am

    Acho que você tem tudo para acertar na mosca, Carla. Bowie não costuma gravar discos só para bater cartão. Mesmo seus trabalhos menos inspirados sempre incluem ao menos uma ou duas faixas muito boas. E dez ano fora de cena certamente devem ter deixado o cara com fome de bola. Vamos aguardar março (ou antes, na internet…) para conferir. Mas o simples lançamento de um novo álbum de David Bowie já ajuda 2013 a se tornar um ano especial. Obrigado pela visita e volte sempre!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑