Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Bowie não fará mais turnês, afirma produtor

Por Fabian Chacur

Nesta semana, como você leu aqui em Mondo Pop, David Bowie lançou nova música e anunciou que The Next Day, seu primeiro álbum de inéditas após dez longos anos, chegará ao mercado musical em março nos formatos físico e digital e em duas edições.

Essa foi a parte boa da notícia. A ruim veio em reveladora entrevista concedida pelo produtor do álbum, o consagrado Tony Visconti (FOTO), ao site americano da revista Billboard, a bíblia da indústria fonográfica mundial. Segundo ele, o eterno camaleão do rock and roll não fará mais turnês, nem dará entrevistas à imprensa em geral.

Visconti, que trabalhou com Bowie em álbuns como Young Americans (1975), Low (1977), Heroes (1977) e Lodger (1979), entre outros, garantiu que o “patrão” e amigo só quer saber de gravar discos, daqui por diante.

“Ele me disse que não, absolutamente não, nada de shows ou entrevistas. Ele me disse que tocou ao vivo e deu entrevistas durante 30 anos, e que não quer mais fazer nenhuma dessas duas coisas”, explicou Visconti, incumbido de falar sobre The Next Day para a imprensa.

O produtor afirmou que Where Are We Now?, primeira faixa divulgada do álbum, é a única balada do repertório do disco, que tem uma sonoridade que mistura rocks mais agitados e alguns momentos mais ousados e experimentais, mas com pegada “comercial”, digamos assim.

Participaram das gravações basicamente músicos que já atuaram anteriormente com Bowie, como Earl Slick (guitarra solo), Gerry Leonard (guitarra base), David Torn (guitarra base), Zackary Alford (bateria), Sterling Campbell (bateria), Gail Ann Dorsey (baixo e vocais) e Tony Levin, além de músicos de cordas que já atuaram em musicais da Broadway.

Visconti também garante que não rolaram participações especiais de nomes famosos, e que todos os que participaram das gravações, incluindo os técnicos e donos do estúdio em Nova York, tiveram de assinar um termo de silêncio, para que ninguém ficasse sabendo de nada. O álbum estava sendo produzido há dois anos. Deu super certo, como todos notaram.

Será que nunca mais veremos Bowie em turnês ou concedendo entrevistas mesmo? Ou seria mais uma de suas estratégias para atrair as atenções da mídia? Só saberemos nos próximos meses. Mas o produtor disse que o autor de Rebel Rebel e tantos outros hits não vê a hora de entrar em estúdio para gravar de novo. Beleza!

Rebel Rebel ao vivo na turnê Reality (2003/2004):

3 Comments

  1. O Bowie tá tirando maior onda da mídia como nunca …escreve o que to te falando: ele tá blefando.E o produtor tá fazendo direitinho a lição de casa. Tudo indica que será um baita album, com shows, e tudo que tem direito.É só conferir os títulos das músicas! To com outra tese: não quer aparecer por enquanto, porque está mudando de visual. Como sempre fez. Aguarde.

    Saudações, Chacur.

  2. Miss Chuler, um barato esse teu comentário, tomara que seja verdade, porque pra dizer a verdade não gostei da amostra que vazou até agora… fui acessar o clipe de novo pra confirmar minha opinião e… cê acredita que o video já tá bloqueado?! Mas se o Tony Visconti diz que aquela é a única balada, que o resto serão rocks c/ algumas doses de experimentalismo, então tomara! Keep swinging!

  3. Bem, caros Cláudio e Carla, uma coisa é certa: o Bowie conseguiu, como sempre, agitar o cenário rock, colocando dúvidas nas cabeças de todos e gerando expectativas de outras surpresas em um futuro não muito distante. Vamos aguardar. Mas uma coisa é certa: em março teremos o novo álbum, e não vejo a hora de ouvir esse novo repertório. Grande abraço e obrigado a ambos pela visita qualificada!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑