Por Fabian Chacur

Estreará neste sábado (19) no famoso festival de cinema Sundance Film, em Park City, Utah, o documentário History Of The Eagles Part One. Com direção a cargo de Alison Ellwood, o filme conta a história dos Eagles, uma das bandas mais bem-sucedidas da história do rock.

Com produção de Alex Gibney, que ganhou o Oscar em 2007 com o documentário Taxi To The Dark Side, o filme conta a história do grupo desde os seus primórdios, quando Don Henley e Glenn Frey se conheceram, no fim dos anos 60, até a separação do time, no início dos anos 80.

A atração traz entrevistas com os integrantes atuais e de formações anteriores da banda, produtores, colaboradores e empresários, e conta com cenas gravadas em 16 mm durante a turnê de divulgação do álbum Hotel California feitas pelos consagrados câmeras Haskell Wexler (Woodstock) e Richard Pearce (No Nukes) em 1977, com direito a várias cenas de bastidores bastante reveladoras, segundo os produtores.

O filme terá lançamento em breve no formato DVD duplo. Antes que alguém pergunte, a segunda parte, que cobre as carreiras solo dos integrantes da banda a partir de 1982 e também o seu retorno em 1994 com o álbum Hell Freezes Over, já está pronta e também será lançada em um futuro próximo no mercado.

Segundo entrevista ao site americano da Billboard, os produtores explicam que, na verdade, essa segunda parte era para ser apenas uma sessão de extras a ser incluída no DVD do filme, mas que o material teria ficado tão bom que eles preferiram apostar em um documentário adicional, com direito a participação destacada do guitarrista Joe Walsh.

How Long (ao vivo), com The Eagles: