Por Fabian Chacur

Cássia Eller nos deixou em um triste 29 de dezembro de 2001, com apenas 39 anos. Sua curta trajetória nos deixou ótimos trabalhos e a força de uma intérprete que sabia mesclar como poucas rock, MPB, soul, jazz e o que mais pintasse na sua frente, sempre de forma intensa e original. Duro ficar sem ela.

Como forma de matar saudades desse verdadeiro furacão musical, chega às lojas um novo DVD que mescla material inédito e já lançado anteriormente. O título é Do Outro Lado do Avesso – Cássia Eller Solo (Universal Musical), e serve como boa amostra de um talento simplesmente arrasador.

As 12 faixas inéditas foram extraídas do show Luz do Solo, que a cantora fez em março de 2001 valendo-se apenas de voz e violão. Em apenas uma música ela conta com o apoio de um saxofone. De resto, só ela, ela e ela. E quem será capaz de reclamar? Eu, com certeza, não serei uma dessas hipotéticas pessoas.

Com seu jeito tímido e desencanado, Cássia nos apresenta interpretações intensas de músicas como All Star (Nando Reis), Gatas Extraordinárias e Diamante Verdadeiro (ambas de Caetano Veloso), Queremos Saber (Gilberto Gil) e You’ve Changed (Bill Carey e Carl Fischer).

Complementando os 90 minutos de duração total do DVD, foram incluídas faixas ao vivo extraídas de cinco outros lançamentos anteriores, com um total de 10 faixas adicionais. Dessa forma, temos uma espécie de “melhores momentos ao vivo”, que tornam este DVD uma espécie de coletânea, cartão de visitas ou iniciação, como você preferir definir.

Ouvir Cássia mandando brasa em músicas como Try a Little Tenderness (hit com o soul man Otis Redding), Smells Like Teen Spirit (do Nirvana), Woman Is The Nigger Of The World (John Lennon) e Todo o Amor Que Houver Nessa Vida (Cazuza e Frejat) são provas da incrível personalidade da intérprete, que faz uma falta danada!

Queremos Saber (ao vivo), com Cássia Eller: