Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

DVD conta a história dos Doobie Brothers

Por Fabian Chacur

Se há um grupo que amo e que acompanho desde o seu início, ele atende pelo nome The Doobie Brothers. Conheci essa fantástica banda americana logo em seu primeiro compacto simples, Nobody (de 1971), adquirido por meu saudoso irmão Victor. Curiosamente, essa música só fez sucesso aqui no Brasil, passando batido nos EUA e arredores.

Com seu segundo álbum (Toulose Street-1972), impulsionado pelo certeiro single Listen To The Music, os Doobies invadiram as paradas de sucesso de todo o mundo, protagonizando uma história de sucesso contada no excelente documentário Let The Music Play- The Story Of The Doobie Brothers, que a distribuidora ST2 acaba de lançar por aqui. E que história!

Tudo começou quando Tom Johnston (vocal e guitarra) e Patrick Simmons (vocal e guitarra) se conheceram em um barzinho de má reputação chamado Chateau Liberté, na região de Santa Cruz/San Jose (California). Ali surgia o núcleo básico do grupo, que com o decorrer dos anos passou por várias formações. Seu som fundiu rock básico, folk, country e soul de forma única.

O documentário traz entrevistas recentes com os músicos que integraram/integram a banda, o manager Bruce Cohn (o único da história deles, algo raro no show business), críticos e DJs, além de contar com registros feitos nos shows e bastidores da banda nesses 40 anos de estrada.

O início difícil, o sucesso, a importância de cada álbum e as diversas fases vividas por eles são detalhadas de forma consistente e leve. A surpreendente saída de cena de Johnston em 1975 e a entrada em cena ainda mais inesperada do então desconhecido Michael McDonald, que os impulsionou a um rumo totalmente diferente e de grande sucesso comercial, são explicadas.

A separação do grupo em 1982 e a forma como shows beneficentes anuais com seus ex-integrantes acabou sendo a semente que gerou o retorno em 1987 também estão no filme, assim como a carreira da banda após esse retorno, capitaneado por Johnston e Simmons (o único que nunca saiu dos Doobies durante sua existência).

Se a história do grupo é bem legal, a música que eles fizeram nesses anos todos é ainda melhor, com direito a maravilhas como as canções já citadas e também Long Train Runnin’, Rockin’ Down The Highway, China Grove, Black Water, It Keeps You Runnin’, Takin’ It To The Streets, What a Fool Believes, The Doctor e tantas outras.

Nos extras, temos nove músicas gravadas ao vivo nos anos 70, 80 e 90 e apresentadas na íntegra, servindo como uma boa introdução à fantástica obra dessa banda que merece muito mais reconhecimento do que tem aqui no Brasil.

O que dizer de um grupo que chegou a ter três vocalistas/guitarristas e dois bateristas ao mesmo tempo, por exemplo? E por aí vai. Esse DVD certamente ajudará muita gente a descobrir essa fantástica banda de rock. Mergulhe de cabeça sem susto!

Veja um trailer de Let The Music Play- The Story Of The Doobie Brothers:

6 Comments

  1. Também sou fã dos Doobie Brothers. E me amarro tanto na primeira fase como na segunda, com Michael McDonald (com uma leve preferência pela primeira, onde o destaque era Tom Johnston). Vou comprar o DVD. Bela dica, seo Chacur.

  2. Você vai adorar, Neder. O documentário é muito legal, repleto de informações bacanas e entrevistas reveladoras. E de quebra traz nove músicas gravadas ao vivo, incluindo uma registrada em um hotel tipo voz e violão. Muito legal mesmo, especialmente para quem conhece a banda. Mas também serve como ótima introdução, para quem por ventura não a conhecer. Um dos melhores documentários dos últimos tempos, na minha opinião. Grande abraço e tuuuudo de bom!!!!

  3. ST2, cadê as legendas em português????????????????????????????

  4. Bem lembrado, André Luiz. Infelizmente, essa excelente distribuidora brasileira, que tem títulos fantásticos em seu catálogo, de uns tempos para cá deu de não colocar legendas em inglês em alguns de seus lançamentos. Algo absurdo, especialmente quando se trata de um documentário… Grande abraço e tuuuuudo de bom, André!

  5. Chacur, ficou uma dúvida: o André disse que não tem legenda em português. Você disse que não tem legenda em inglês. É isso mesmo? O filme não tem legendas?

  6. admin

    April 24, 2013 at 4:38 pm

    Caro Neder: obrigado pelo toque. Fui responder o comentário do André Luiz na correria e fiz caca… O DVD tem legendas em inglês, sim. O que ele não tem é legendas em português. Aliás, para ser mais preciso, Let The Music Play-The Story Of The Doobie Brothers possui legendas em inglês, francês e espanhol. A distribuidora brasileira ST2 andou vacilando nos últimos anos, a ponto de lançar, por exemplo, o ótimo documentário More Than This-The Story Of Roxy Music também sem legendas em português (só inglês, francês e espanhol, também) . Uma pena, pois se trata de uma ótima distribuidora de DVDs e Blu-rays vinculados ao mundo da música. Grande abraço e tudo de bom!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑