Por Fabian Chacur

Morreu na noite deste domingo (28) em São Paulo o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini. Se na área das ciências ele conseguiu respeito mundial, foi graças a ter escrito canções maravilhosas como Ronda, Volta Por Cima, Praça Clóvis e Mente que esse paulistano se tornou conhecido do grande público. Ele tinha 89 anos, e foi enterrado nesta segunda (29).

Paulo Vanzolini nasceu em São Paulo no dia 25 de abril de 1924, e formou-se em Zoologia, tendo sido durante décadas o comandante do Museu de Zoologia da USP, um dos mais importantes do Brasil e do mundo neste setor. Mesmo depois de se aposentar ele continuou trabalhando no local, e doou, em 2006, sua biblioteca à USP.

Na ocupação que o tornou famoso, ele começou a se tornar conhecido na década de 50. Vanzolini compôs Ronda em 1951, sendo que a primeira gravação ficou a cargo de Inezita Barroso, no lado B de um compacto de 78 rotações. A música com o tempo se firmou como um clássico da MPB, gravada por nomes como Márcia (a melhor leitura), Maria Bethânia e muitos outros, e sendo considerada um verdadeiro hino de São Paulo.

Em 1963, outra de suas composições, Volta Por Cima, conseguiu grande sucesso no Brasil na interpretação do classudo e simpático Noite Ilustrada, tornando-se o maior êxito comercial da carreira desse grande e saudoso cantor. Chico Buarque gravou a sua Praça Clóvis, enquanto Clara Nunes se incumbiu de tornar Mente conhecida.

Mesmo se considerando um desafinado, Paulo Vanzolini fez shows concorridos e gravou discos, entre os quais 11 Sambas e uma Capoeira (1967, o seu favorito) e Paulo Vanzolini Por Ele Mesmo (1979). Ele era o que se poderia chamar de um simpático ranzinza, com suas declarações sempre diretas e sem papas na língua.

Essa personalidade forte aparece com destaque em Um Homem de Moral (2009), documentário de Ricardo Dias que dá uma geral em sua vitoriosa trajetória, com direito a belas declarações e a interpretação de algumas de suas grandes canções. Curiosamente, ele não considerava Ronda uma grande canção, e a ironizou várias vezes. Os fãs da melhor MPB, no entanto, nunca concordaram com Vanzolini nesse quesito…

Ouça Ronda, com Márcia:

Ouça Volta por Cima, com Noite Ilustrada: