Por Fabian Chacur

A banda paulista CPM 22, um dos destaques do rock nacional durante a década passada, acaba de assinar com a Universal Music. A gravadora lançará a partir de agora os próximos lançamentos do quarteto em parceria com a empresa XYZ Live, que gerencia a carreira dos rapazes, e com o empresário dos rockers, Alexandre Ramos.

O contrato foi firmado em evento ocorrido em um barzinho em São Paulo no qual estiveram presentes os integrantes do grupo, o presidente da Universal Music (José Éboli), o diretor artístico da gravadora (o inglês Paul Ralphes), o diretor de vendas da empresa (Rodrigo Ratto) e o empresário dos roqueiros, Alexandre Ramos.

O primeiro lançamento referente a esse contrato será um álbum acústico (ainda sem título definido), previsto para ser registrado em junho e com lançamento agendado para o segundo semestre deste ano. Mais detalhes sobre esse trabalho, como repertório, local de gravação etc, serão divulgados em breve.

Criado em 1995, o CPM 22 é integrado por Badauí (vocal), Japinha (bateria), Luciano (guitarra) e Heitor Gomes (baixo). Seu primeiro álbum, A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum, chegou às lojas em 2000. Eles rapidamente se tornaram destaque entre os roqueiros brasileiros na tendência emocore, mistura do punk hardcore com sonoridades mais melódicas e letras menos agressivas.

A discografia do quarteto inclui sete álbuns e três DVDs, com destaque para CPM 22 (2001), Felicidade Instantânea (2005) e MTV Ao Vivo (2006). Seu trabalho mais recente, Depois de Um Longo Inverno, é de 2011, e marcou o retorno dos rapazes ao mercado fonográfico após quatro anos sem lançar um novo trabalho.