Por Fabian Chacur

Entre os melhores tecladistas da história do nosso amado rock and roll, Ray Manzarek ocupa um lugar especial. Responsável pelas teclas da mitológica banda The Doors, esse músico americano infelizmente nos deixou nesta segunda-feira (20), aos 74 anos de idade, após longa luta contra um câncer no ducto biliar.

O músico estava em Rosenheim, na Alemanha, e morreu próximo aos seus familiares. Importantes nomes do mundo do rock como Slash (ex-Guns N’ Roses) e o guitarrista e ex-colega de The Doors Robbie Krieger se manifestaram nas redes sociais lamentando a perda do tecladista, um dos mais influentes no cenário rocker de todos os tempos.

Nascido em 12 de fevereiro de 1939, Ray Manzarek estudou cinema na UCLA, e foi por lá que conheceu Jim Morrison. Ao ouvir o cantor declamar os versos da música Moonlight Drive, ele sentiu estar diante de alguém com muito talento e extremamente original, e resolveu encarar a missão de montar uma banda com ele.

A dupla (hoje infelizmente já no outro lado do mistério), associada ao guitarrista Robbie Krieger e o baterista John Densmore, criaram os Doors, que após um início promissor nas casas roqueiras americanas tornou-se conhecido mundialmente logo com o primeiro álbum, The Doors (1967), que inclui clássicos como Light My Fire, Break On Through (To The Other Side) e The End. Inúmeros outros hits viriam a tona pouco depois.

Embora Krieger e Densmore fossem ótimos músicos, os Doors sempre tiveram como núcleo básico a voz marcante, as letras poéticas e as performances de palco imprevisíveis de Jim Morrison e os teclados com influências da música erudita e do jazz de Ray Manzarek. O resultado dessa somatória incomum gerou uma banda marcante, que inspirou o rock progressivo, o blues rock e até um pouco o hard rock.

Após o lançamento de L.A. Woman (1971), Jim Morrison morreu de overdose em Paris, e os Doors ainda tentaram seguir adiante sem ele, lançando em 1972 os álbuns Other Voices e Full Circle, nos quais Manzarek e Krieger dividiram os vocais. Não deu certo, e o fim chegou.

Posteriormente, Manzarek criou a banda Nite City, que lançou dois álbuns (em 1976 e 1978), incentivou e tocou com a banda de power pop The Knack (conhecida pelo hit My Sharona, de 1979) e produziu bons trabalhos de uma das melhores bandas punk americanas, a X (liderada por John X. Doe e Excene Cervenka), durante a década de 1980.

Na primeira década do século XXI, Ray Manzarek e Robbie Krieger fizeram diversos shows com o nome The Doors Of The XXI Century, nos quais contavam com os vocais de Ian Astbury, do The Cult. Eles estiveram por aqui em 2004, e eu tive a chance de vê-los no Credicard Hall, em São Paulo. O tecladista deu um banho de carisma e musicalidade. Ele também participou da produção de vários DVDs sobre o grupo.

Ouça The Cristal Ship, com The Doors: