Por Fabian Chacur

Em seu novo álbum, The Blue Room, que acaba de ser lançado no Brasil pela Universal Music, Madeleine Peyroux presta uma homenagem a Ray Charles (1930-2004). O trabalho da intérprete americana que viveu alguns anos na França evoca dois dos LPs mais bem-sucedidos da carreira daquele genial criador musical.

A ideia do produtor do disco, Larry Klein, era evocar Modern Sounds In Country & Western e Modern Sounds In Country & Western Vol.2, ambos lançados em 1962 e nos quais Brother Ray provou ser possível para um músico de soul music gravar country com personalidade, criatividade e grande apelo comercial, para surpresa de muita gente na época.

Como forma de personalizar a homenagem, Madeleine e Larry escolheram cinco composições integrantes de Modern Sounds 1 e 2 (entre elas a clássica I Can’t Stop Loving You) e as somaram a outras cinco canções com o mesmo espírito. Os corais do álbum de Ray ficaram de fora, mas os arranjos de cordas se mostram presentes.

O clima musical dos arranjos respeita o estilo mais sutil e jazzístico de Madeleine, frequentemente comparada com Billie Holiday, e criam uma sonoridade híbrida com elementos de country, soul e jazz, incluindo tempero pop e dos clássicos standards da musica americana. Suave, classuda e muito boa de se ouvir.

Take These Chains From My Heart abre o álbum com autoridade, dando espaços para que venham a seguir releituras deliciosas de Bye Bye Love (hit originalmente com os Everly Brothers), Born To Lose (de Frankie Brown), Guilty (de Randy Newman), Desperadoes Under The Eaves (do injustamente esquecido americano Warren Zevon), Changing All Those Changes (obscura canção de Buddy Holly) e Bird On The Wire (de Leonard Cohen).

The Blue Room, cujas belíssimas fotos de capa e encarte foram tiradas no bar homônimo, o mais antigo situado em Burbank, Califórnia, equivale a uma belíssima homenagem a Ray Charles que preserva o elemento mais importante daqueles dois discos históricos: seu senso de liberdade criativa e despreocupação com rótulos ou limites impostos pela indústria musical.

Changing All Those Changes, com Madeleine Peyroux:

Guilty, com Madeleine Peyroux: