Por Fabian Chacur

Sandy, quem diria, é agora uma trintona. A garotinha que iniciou a carreira ainda criança, em dupla com o irmão Júnior, investe há três anos em uma trajetória individual que acaba de render seu segundo CD de estúdio, Sim. Como forma de divulga-lo, ela concedeu uma entrevista coletiva à imprensa em São Paulo.

O evento, realizado na última quinta-feira (13) no escritório da produtora de shows que administra sua carreira, mostrou a cantora e compositora bastante tranquila e segura. ” Tenho aos poucos rompido barreiras, superado preconceitos, acho que as pessoas estão abertas para ouvir o que tenho feito, isso me surpreende e me faz feliz”, reflete.

Ela brincou com o novo estágio de sua vida na canção Aquela dos 30, em versos como “tenho sonhos adolescentes mas as costas doem, sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem”. Ela avalia a nova fase da vida de forma positiva. “É bom fazer 30 anos, sei que tenho muito a aprender na minha vida, e estou aberta a isso”.

Aliás, esse estado de espírito explica o porque ela escolheu Sim, nome de uma das canções, para dar título ao álbum que acaba de lançar. “É uma palavra muito positiva, muito simples e muito carregada de significados, e essa canção é bem especial. A gente precisa focar no que é bom, o ruim não pode prevalecer”.

Cinco das dez faixas de Sim chegaram aos ouvidos do público em 2012 em um EP lançado pela via virtual. Sandy explica o que a levou a seguir tal estratégia. “Gravei essas cinco músicas em julho de 2012, e não quis esperar para lança-las, quis dar uma prévia aos fãs de como seria o álbum. Usei essa liberdade que o mercado musical nos dá hoje”.

A segunda parte do material foi composta a seguir e gravada posteriormente em março de 2013. “Mas o disco ficou bem coeso, pois fui pensando nas músicas como uma coisa só, em termos sonoros, de arranjos etc. Aquela dos 30 e Escolho Você são as mais autobiográficas, mas todas as minhas músicas tem um pouco de mim nelas”.

A canção Moradia conta com a participação especial do cellista Jaques Morelenbaum, conhecido por seu trabalho ao lado de monstros sagrados da música brasileira como Tom Jobim e Caetano Veloso. “Essa é uma das minhas favoritas do disco, e a participação do Jaques Morelenbaum foi a cereja do bolo, tocando lindamente o seu cello”.

Nos shows da turnê que está divulgando o novo CD, Sandy inclui músicas do álbum anterior, Manuscrito (2010) e também algumas canções de artistas que a influenciaram, entre os quais o pai, Xororó. Para quem tem saudades da dupla Sandy & Júnior, extinta em 2007, a cantora tem duas notícias, uma boa, outra má.

“Eu e o Júnior não descartamos fazer algo juntos no futuro, mas não pensamos em fazer isso agora, não há nenhum projeto sendo feito em relação a isso, creio que os boatos que foram divulgados por aí interpretaram errado nossas palavras”.

Apenas um tema deixou a cantora incomodada durante a coletiva, que durou exatos 30 minutos: os boatos de que o casamento com Lucas Lima (marido, coprodutor, músico e parceiro na composição de várias músicas) iria gerar em breve seu primeiro filho.

“Há um ano e meio eu e meu marido não comentamos mais boatos sobre minha possível gravidez. Um dia vai acontecer, temos planos em relação a isso. Espero que essa seja a última pergunta sobre esse assunto nesta coletiva”.

Veja o clipe de Aquela dos Trinta, com Sandy: