Por Fabian Chacur

Dez canções melódicas, delicadas, com fortes influências de folk, MPB, pop e rock, ênfase em instrumentos acústicos e interpretadas de forma apaixonada. Eis um pequeno resumo possível do conteúdo de Jardim Invisível, novo CD solo de Tuia Lencioni, cantor, compositor e músico paulista. Aquele tipo de trabalho que consegue ser ao mesmo tempo acessível ao ouvido médio e sofisticado. Bela façanha não muito fácil de se concretizar.

Tuia se tornou conhecido como integrante do Dotô Jeka, banda que lançou em 1996 o álbum Tia Marieta pela Virgin Records e teve como marca uma mistura de rock com elementos de música rural. O artista avalia a experiência com o grupo, que durou dez anos, como positiva, além de um aprendizado que lhe permitiu investir na carreira solo de forma consistente.

“A banda era temática, não dava para sair disso, criamos um monstrinho, a mistura do rock com a música regional, e eu me sentia limitado musicalmente. Aprendi muito com o Dotô Jeka em todos os sentidos, até produção, divulgação etc. Artista solo às vezes tem dificuldade de se encaixar em algum gênero, é o meu caso, mas é o melhor caminho para mim”.

Em 2010, Tuia lançou o DVD/CD Ao Vivo, com boa repercussão. Agora, chega a vez de um trabalho de estúdio, Jardim Invisível, com oito inéditas e duas releituras de músicas incluídas antes no ao vivo, Atalhos e O Céu. “Achei que seria legal regravar essas músicas num clima mais anos 70, com influências do Clube da Esquina, mas com a cara de hoje”.

Hoje morando em São José dos Campos (SP), após dez anos de Rio de Janeiro, Tuia explica que seu novo CD reflete bastante o clima bucólico e prazeroso daquela região, próxima do sul de Minas Gerais e com cidades como São Luiz do Paraitinga (SP) e São Bento do Sapucaí (SP) nas proximidades. “É um disco quase conceitual, inspirado por esse ambiente de flores, de céu, de sentir-se bem. As letras falam muito de amor, de forma poética e melódica”.

Investindo em uma carreira distante de clichês e padrões estereotipados, Tuia explica a dificuldade de se superar algumas barreiras existentes no meio musical brasileiro atual.

“Hoje, é o popularesco de um lado e o cult demais do outro. Meu som é pop, mas é elaborado também. Estou fazendo um trabalho de divulgação em Minas Gerais e no Nordeste bem legal, onde existem espaços. Estou comendo pelas beiradas por lá, chego a competir com Ana Carolina, Marisa Monte, em termos de execução. É um trabalho de resistência, contra essa coisa de estética contra conteúdo”.

Jardim Invisível pode ser adquirido nos shows de Tuia e também através de seu site (www.tuiamusica.com.br ) ou em versão digital no iTunes.

Veja o clipe de O Céu, com Tuia: