Por Fabian Chacur

Apresentados oficialmente ao mundo graças ao magnífico documentário Buena Vista Social Club, um elenco de clássicos artistas cubanos de várias gerações tiveram a oportunidade de fazer mais de mil shows durante os últimos 16 anos, valendo-se de várias formações e sempre com alguns dos participantes do filme de Win Wenders. Infelizmente, essa verdadeira festa da música latina tem prazo para acabar. Será durante os anos de 2014 e 2015.

Com o apropriado nome de The Adios Tour, a Orquestra Buena Vista Social Club irá realizar seu último giro pelo planeta, com início programado para o verão europeu de 2014 e encerramento no fim de 2015 no lugar onde tudo começou, a cidade de Havana, em Cuba. “Queremos que nossa música se mantenha viva e que siga encantando o mundo, e isso é o que conseguimos com nossas turnês”, afirmou a cantora Omara Portuondo, destaque do time.

Para Omara, que já gravou com Maria Bethânia e possui voz e postura de palco marcantes, a experiência com a Orquestra Buena Vista Social Club foi “uma parte incrível da minha carreira e da minha vida”. Além dela, a escalação atual do grupo inclui outros participantes do documentário, entre os quais o carismático Eliades Ochoa (guitarra e voz), Guajiro Mirabal (maestro e trompetista) e Barbarito Torres (alaúde).

Com direção e liderança de Jesus “Aguaje” Ramos (que também toca trompete), o grupo inclui também músicos de alto gabarito como Papi Oviedo (maestro do três), Rolando Luna (piano), Pedro Pablo (contrabaixo), Andres Coyao (congas), Filipe Sánchez (timbales), Alberto La Noche (bongôs), Luiz Allemany (trompete) e Carlos Calunga (trompete).

O repertório dos shows incluirá clássicos dos vários estilos cultivados pelos músicos cubanos, entre os quais o célebre son e também guajiras, danzones, boleros, cha-cha-chas e rumbas, sempre com aquela combinação certeira de salerosidade, paixão, swing e melodias cativantes que tornaram a Orquestra Buena Vista Social Club um sucesso absoluto. Fica a expectativa de saber se eles virão ao Brasil desta vez, e de quando isso irá ocorrer.

Veja e ouça Candela, com Omara Portuondo, Eliades Ochoa e a Orquestra: