Por Fabian Chacur

Cicatriz, música nova da Nação Zumbi, pode ser baixada gratuitamente a partir desta terça-feira (25). A música é a primeira a ser divulgada do novo álbum de inéditas da banda pernambucana, Nação Zumbi, que será lançado pelo selo SLAP (da gravadora global Som Livre) com patrocínio do projeto Natura Musical. O álbum está previsto para chegar ao mercado no mês de abril.

A nova música da banda mais importante do movimento mangue beat, que não lança um trabalho de inéditas desde Fome de Tudo, de 2007, mostra a sua habitual habilidade em misturar sonoridades psicodélicas, rock e a música nordestina, servindo como uma amostra promissora e deixando seus inúmeros fãs com os ouvidos coçando para poder encarar a experiência completa, ou seja, ouvir o novo trabalho em sua íntegra.

A Nação Zumbi surgiu no início dos anos 90, e tinha em sua fase inicial a liderança de Chico Science, com quem gravou seus dois emblemáticos álbuns Da Lama Ao Caos (2004) e Afrociberdelia (2006), este último com direito a parceria com Gilberto Gil em Macô e brilhante releitura de Maracatu Atômico, de Jorge Mautner e Nelson Jacobina.

Quando vivia o auge de sua trajetória, perdeu em 1997 Chico Science, morto em um acidente de carro. Mesmo atordoada com a perda do seu cantor, o grupo juntou os cacos e seguiu em frente, consolidando sua sonoridade densa e ao mesmo tempo dançante e reflexiva, lançando novos trabalhos e fazendo shows pelo Brasil e o mundo, tornando-se o representante máximo do mangue beat e um dos grandes grupos do rock brasileiro de todos os tempos.

Ouça e baixe gratuitamente Cicatrizes, novo single da Nação Zumbi, aqui.