Por Fabian Chacur

A cantora e dançarina africana Fanta Konatê mostrará nesta quinta-feira (20) às 22h no bar e restaurante Central das Artes (rua Apinajés, 1.081-Sumaré- 0xx11-3670-4040 www.centraldasartes.com.br) um show no qual apresenta a força e a beleza da cultura do oeste da África, em espetáculo envolvendo dança, música, multimídia e muita energia e beleza artística.

Fanta Konatê é filha do mestre Djembefolá Famourou Konate, e integra uma família das mais representativas da tradicional arte Malinkê, oriunda da região do Hamaná, localizada nas savanas da Guiné, país de origem de Fanta e onde surgiu o djembê, tambor de origem milenar oriundo da Guiné e de Mali. Esse instrumento é uma das bases musicais do show da cantora.

Além de sua atuação como cantora e dançarina, Fanta é fundadora do Instituto África Viva, coreógrafa e arte-educadora, e atuou na educação de adolescentes de rua e refugiados de guerras. O seu espetáculo no Central das Artes traz coreografias musicais, a voz marcante dessa artista talentosa e projeções multimídias com imagens da África e fusões musicais incluindo sopros e cordas. O show conta com a participação do grupo Troupe Djembedon.

Veja Fanta Konatê ao vivo em show no Chile: