Por Fabian Chacur

Os fãs de música instrumental brasileira terão um bom programa em São Paulo no próximo dia 23(quarta-feira). O Quinteto Vento Em Madeira irá se apresentar às 20h na Sala do Conservatório da Praça das Artes (avenida São João, 281- Sé – fone 0xx11-3397-0327), com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). O evento faz parte da oportuna série Instrumental no Conservatório.

A essência do quinteto surgiu nos anos 70, quando Léa Freire (flauta e sax) e Teco Cardoso (flauta e sax) se conheceram no CLAM, a escola de música criada pelos integrantes do lendário Zimbo Trio. Desde então, suas afinidades musicais aumentaram e geraram vários trabalhos. Um deles foi o CD Cartas Brasileiras (2007), de Léa, com produção musical de Teco.

Faz parte desse CD a música Vento Em Madeira, a sementinha que gerou o quinteto, cujos outros integrantes são Tiago Costa (piano e arranjos), Fernando Demarco (baixo) e Edu Ribeiro (bateria e percussão). As composições são dos integrantes do grupo, cuja abordagem musical é definida de forma bem clara por Teco: “Algo entre o espontâneo e a liberdade da música popular improvisada e o acabamento e o rigor da música de câmara erudita”.

O quinteto já lançou dois CDs bastante elogiados no cenário da música instrumental brasileira, Vento Em Madeira (2011) e Brasiliana (2013), ambos com a participação da consagrada e badalada cantora Mônica Salmaso. O repertório do show inclui músicas como Felipe na Área, Espiral das Pipas, A Coisa Ficou Russa, Frango no Trevo e Mamulengo, entre outras.

Veja o Quinteto Vento Em Madeira em show em 2012 em São Paulo: