Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Morre Lizoel Costa, ex-Língua de Trapo

Por Fabian Chacur

A família Língua de Trapo perdeu um de seus integrantes nesta quarta-feira (7). Trata-se do guitarrista Lizoel Costa, que integrou o grupo paulistano nos anos 80, sua fase áurea em termos de sucesso de público e crítica. Ele, que também era jornalista e radialista e vivia em Campo Grande (MS), onde faleceu, foi vítima de um aneurisma cerebral, e tinha 58 anos de idade.

Lizoel entrou no Língua ainda em sua fase inicial, e também era aluno da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, onde a banda surgiu, em 1979/1980. Desta forma, vivenciou toda a ascensão da banda, dos shows no minúsculo Lira Paulistana ao lançamento do primeiro e autointitulado álbum de estreia, em 1982, trabalho que conseguiu ótima repercussão perante o público universitário e crítica especializada.

Em 1985, sua música Country os Brancos, composta em parceria com Carlos Melo, integrou o segundo álbum do grupo, Como É Bom Ser Punk, lançado pela hoje extinta gravadora RGE. O mesmo selo foi o responsável pela comercialização de Dezessete Big Golden Hits Superquentes Mais Vendidos do Momento (1986), álbum divulgado com shows memoráveis no Projeto SP e outros espaços. O disco inclui outra parceria de Costa/Melo, Das Profundezas (Samba do Inferno).

O momento de maior destaque do Língua em termos de mídia foi a participação no Festival dos Festivais da Rede Globo, na qual o grupo concorreu e chegou à fase final com Os Metaleiros Também Amam (Ayrton Mugnaini Jr./Carlos Melo), no qual Lizoel tinha bastante destaque, ao lado do outro guitarrista da banda na época, Sérgio Gama.

Sem conseguir superar dificuldades até mesmo financeiras, o grupo saiu de cena em 1987. Quando voltou, em 1991, Lizoel já havia deixado sua formação, voltando a se dedicar em tempo integral ao jornalismo e ao rádio. Ele desde então morava em Campo Grande (MS), e certamente deixa muita saudade em quem o conheceu, pois era gente finíssima.

Os Metaleiros Também Amam– Língua de Trapo:

3 Comments

  1. Triste notícia Fabian 🙁

  2. Fabian, não comento nada sobre a “Família Língua de Trapo”, mas envio meu abraço sentido aos amigos que conheço da “Família Cásper Líbero” que conviveram com o Lizoel: você, o Giovanni, o Ayrton, o Laert… conversei com o Lizoel muito rapidamente uma única vez: estávamos na mini-arquibancada do Lira Paulistana, aguardando para assistir a um show do grupo Rumo.
    Saudade/sentimentos.

  3. admin

    May 15, 2014 at 7:07 pm

    Lamentável mesmo essa notícia, meus caros. Mas fazer o que? A vida é assim: as pessoas se vão, mas ficam suas lembranças, seus legados. Grande abraço e obrigado pela visita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑