Por Fabian Chacur

Patty Austin, talentosa cantora americana com extenso currículo, será uma das atrações da 6ª edição do Bourbon Festival Paraty, com apresentação marcada para o dia 25 (domingo) às 21h no palco Matriz. Ela também se apresentará em São Paulo no dia 27 (terça-feira) às 21h30 no Bourbon Street (rua dos Chanés, 127- Moema- fone 0xx11-5095-6100), com ingressos a R$ 170,00.

Nascida no bairro do Harlem, em Nova York, no dia 10 de agosto de 1950, Patty Austin começou a cantar ainda criança, e já aos 5 anos de idade conseguia um contrato com a RCA Records. Filha de um músico de jazz, ela desenvolveu de forma admirável seu talento nos anos seguintes, tendo como padrinhos musicais o lendário produtor Quincy Jones e a cantora Dinah Washington.

Destacar momentos importantes da trajetória de Miss Austin é uma tarefa difícil, pois são muitos. Em 1979, por exemplo, ela participou do multiplatinado álbum Off The Wall, de Michael Jackson, cantando em dueto com o Rei do Pop a música It’s The Falling In Love. Pouco depois, em 1980, faria um dueto com George Benson (com quem trabalhou como backing vocal em diversos álbuns) na música Moody’s Mood.

Seu parceiro de maior sucesso foi o cantor James Ingram. Juntos, gravaram duas músicas que entraram no top 10 de singles nos EUA, as envolventes How Do You Keep The Music Playing? e Baby Come To Me. Também trabalhou com artistas como Johnny Mathis, Roberta Flack, Paul Simon e Cat Stevens, além de ter gravado uma música do nosso Ivan Lins. Do You Love Me?/ The Genie foi outro sucesso importante.

Depois dessa fase áurea na área do rhythm and blues entre o fim dos anos 1970 e o começo dos anos 1990, Patty começou a se dedicar um pouco mais à sua primeira paixão, o jazz, e foi nessa seara que ganhou seu primeiro Grammy, o Oscar da música. Isso ocorreu em 2007 com o álbum Avant Gershwin, na categoria melhor álbum de jazz vocal, em trabalho dedicado à obra de George Gershwin (1898-1937), um dos maiores compositores da história da música.

Patty Austin, que veio ao Brasil pela primeira vez aos 15 anos como backing vocal da banda de seu mentor Quincy Jones, terá a seu lado em seus shows por aqui uma banda integrada por Steve Hass (bateria), Mike Ricchiuti (piano), Sandro Albert (guitarra) e Richard Hammond (baixo). Como grande atração, sua belíssima voz, uma das mais versáteis e bem trabalhadas da música americana de ontem, hoje e sempre.

Baby Come To Me, com Patty Austin e James Ingram:

It’s The Falling In Love– Michael Jackson e Patty Austin:

Moody’s Mood– George Benson e Patty Austin: