Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Novo CD de Fernanda Takai é delicioso e surpreendente

Por Fabian Chacur

Além de integrar o Pato Fu, Fernanda Takai iniciou há alguns anos uma carreira solo paralela, na qual desenvolve sonoridades distintas das que marcam a banda que a tornou conhecida nacionalmente há mais de 20 anos. Na Medida do Impossível, lançado pela gravadora Deck com patrocínio do projeto Natura Musical, é mais um banho de delicadeza, criatividade e sensibilidade desta talentosa cantora e compositora.

As 13 faixas incluídas no novo trabalho individual da vocalista do Pato Fu se dividem basicamente em três grupos: composições inéditas dela com novos parceiros, versões de canções em outras línguas das mais variadas origens e releituras de canções da era da Jovem Guarda e do universo que alguns rotulam como música brega, mas que pode ser chamado de música popular de fato.

Com produção a cargo do marido e colega de Pato Fu John Ulhôa, o álbum, que Takai definiu de forma bem-humorada como de “menininha” em entrevista a Mondo Pop(leia aqui), tem como eixo os vocais delicados, afinadíssimos e envolventes da moça, daqueles que a gente reconhece logo nos primeiros segundos de audição.

Das inéditas, se sobressaem a tocante Partida, a certeira Quase Desatento (parceria com Cliério Ferreira e Marina Lima) e Seu Tipo (composta em dobradinha com Pitty). As releituras incluem pérolas de Benito Di Paula (Como Dizia o Mestre), Trio Ternura (Liz) e Reginaldo Rossi (Mon Amor Meu Bem Ma Femme, dueto de Takai com Zélia Duncan), enquanto no setor versões o ponto alto é Pra Curar Essa Dor, de George Michael (Heal The Pain) e alvo de bela dobradinha com Samuel Rosa (Skank).

Os arranjos vocais e instrumentais conseguem ser sofisticados e detalhistas sem cair na monotonia ou no excesso de elaboração que às vezes mata as melhores intenções artísticas. Aqui, felizmente a mistura dá certinho, e os músicos não se excedem em momento algum. E vale elogios à belíssima embalagem digipack que acompanha o CD. Takaizinha se mostra melhor do que nunca nessa bela incursão não tão solo assim.

Ouça Na Medida do Impossível na íntegra em streaming:

2 Comments

  1. Claudio Finzi Foá

    June 9, 2014 at 11:10 am

    Que surpresa! Começo a semana e encontro MondoPop com layout novo!! E ainda por cima sou o primeiro a estrear os novos “comments”??!! Mes parabéns, tudo de bom, abçs!!

  2. admin

    June 9, 2014 at 11:21 pm

    Ninguém melhor do que você para fazer esse primeiro comentário, Cláudio, pois se trata de um dos leitores mais bem preparados deste humilde espaço virtual. Muito obrigado pela força de sempre e grande abraço!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑