pedro lima foto

Por Fabian Chacur

Há 15 anos trabalhando no meio musical, Pedro Lima é conhecido como produtor, guitarrista e compositor. Ele atua na área de jingles, além de ter gravado com nomes importantes da atual cena musical, como Marina de La Riva, Fabiana Cozza, Thaís Gullin, Luciana Mello e Simoninha, entre outros.

Ele também desenvolve uma carreira solo que acaba de gerar seu segundo fruto, o CD Liberdade, no qual investe em sete composições individuais, uma inusitada parceria com a escritora Hilda Hilst e o standard do jazz americano The Best Is Yet To Come. Um trabalho sofisticado e muito bom de se ouvir.

Em entrevista exclusiva a Mondo Pop, Pedro Lima fala sobre o novo álbum (sucessor de Se Você Diz Não) e também sobre outros fatos relativos à sua bem-sucedida trajetória profissional.

Mondo Pop-Quais as principais diferenças entre Liberdade e Se Você Não Diz, seu primeiro trabalho solo?
Pedro LimaSe Você Diz Não é de 2009, um outro momento musical pra mim. Estava mais preocupado em ser mais popular. Foi produzido por um outro músico. Já em Liberdade eu mesmo o produzi e me preocupei menos em ser popular, quis valorizar os improvisos. Quis também mostrar mais meu lado instrumentista.

Mondo Pop- Para mim, Liberdade consegue conciliar um repertório de canções com bons espaços para improvisações, algo não tão fácil de se fazer. Esse era o seu objetivo com esse álbum?
Pedro Lima– Sim!! Há muitos instrumentistas da cena paulista fazendo solos no disco. Eu mesmo improviso em algumas faixas.

Mondo Pop- O álbum foi gravado durante um período de quase quatro anos. O conceito que você tinha em relação a ele mudou durante todo esse período ou se manteve?
Pedro Lima– O conceito se manteve, porque era calcado nas canções. Algumas músicas apareceram mais para o final do processo, como foi o caso de Leve Comigo.

Mondo Pop- Que critérios você seguiu para escolher os músicos que participaram do CD?
Pedro Lima– Amizade e afinidade com eles.

Mondo Pop- Como surgiu a ideia de reler o standard The Best Is Yet To Come?
Pedro Lima– Sempre adorei esse standard americano. As gravações de Frank Sinatra e Joshua Redman me marcaram muito.

Mondo Pop- Leve Comigo também foi gravada como Dance Avec Moi, com letra em francês, para o projeto Marie Madeleine Music (leia resenha desse CD aqui). Fale um pouco de como surgiu essa música, e compare as duas versões.
Pedro Lima– Essa música surgiu por encomenda para esse projeto para a Luciana Mello cantar. Eu gostei muito do resultado e resolvi fazer também uma versão em português. A versão em português é mais simples, só de voz e violão, resgatando esse formato no qual investi durante um tempo tocando em bares em Londres.

Mondo Pop- Você participa de trabalhos alheios e também atua na área de jingles publicitários. Isso te ajuda a ampliar os horizontes musicais, te dá uma visão mais eclética da música?
Pedro Lima– Sim! Aprendi a ficar bem mais eclético! O lema de quem trabalha com trilha é: “trilheiro não tem praia, tem barquinho”. Na ideia de que visita diversas praias musicais, mas não se apega a nenhuma.

Mondo Pop- Como surgiu a ideia de musicar os textos da Hilda Hilst na canção Tu Não Te Moves de Ti? Há planos de outras experiências desse tipo com textos dela ou de outros autores?
Pedro Lima– Acho difícil musicar poesia. Fiz uma livre adaptação de um livro de prosa de Hilda. Acho o trabalho dela incrível, mas não sei se me aventuraria a musicar poesia mesmo.

Mondo Pop- Você recentemente atuou no projeto Marie Madeleine Music (leia resenha do CD aqui), que concilia de forma criativa e original o lado promocional da boutique gourmet com um conteúdo musical que também soa bem fora desse contexto. Fale um pouco da importância dessa experiência para você.
Pedro Lima– Foi muito bacana, porque envolveu músicas originais com letras em francês. Considerando o estilo de cada intérprete, e tendo liberdade criativa. Foi muito bom compor e arranjar sob encomenda.

Mondo Pop- Você fará shows para divulgar Liberdade? Se a resposta for afirmativa, como serão esses shows e que músicos estarão com você no palco?
Pedro Lima– Sim, estamos planejando um lançamento muito em breve. Infelizmente não poderei colocar todos os músicos no palco, mas uma boa parte deles estará presente.