nubiamacielumaqualquercapa-400x

Por Fabian Chacur

Nubia Maciel é, há dez anos, a vocalista do Samba de Rainha, grupo feminino que lançou os ótimos CDs Vivendo Samba e Contrariando a Regra e possui público cativo em seus shows, especialmente em São Paulo. Como forma de ampliar seus horizontes musicais, a cantora e compositora lança seu primeiro disco solo, Uma Qualquer, e dá um banho de versatilidade e bom gosto.

A vocação de Nubia enquanto artista sempre me pareceu ser não cair em clichês e não repetir posturas alheias. No Samba de Rainha, seu jeitão de cantar o mais brasileiro dos ritmos apresenta uma forte atitude roqueira, que me levou a apelida-la de “Cássia Eller do samba”. Neste primeiro trabalho solo, ela novamente surpreende o ouvinte com uma abordagem original.

O objetivo deste CD era um mergulho na música pop, com direito a elementos de rock, música latina, soul e o que mais pintasse, inclusive algumas pitadas de samba aqui e ali. Nubia optou por uma postura mais sutil em termos vocais se comparada com o seu trabalho no Samba de Rainha, e nos oferece um outro lado da sua voz que soa muito legal e muito cativante também.

Os arranjos das nove faixas primam pela irreverência, no sentido de não seguir cânones rígidos para cada estilo. O envolvente pop-rock Eu Amei, que abre o CD, por exemplo, traz uma participação marcante de trombone, instrumento inesperado para este tipo de música. Tal riqueza de detalhes permeia cada canção, com originalidade e consistência.

O repertório, que se divide entre composições de Nubia com vários parceiros e obras de pessoas do seu círculo de amizades musicais, é certeiro, primando pelo bom gosto. Como é Bom Esse Amor, Às Vezes Não, Uma Qualquer, Alvo Errado, é uma faixa mais bacana do que a outra, com direito a letras simples falando sobre temas com os quais todos podemos nos identificar, especialmente as tais idas e vindas do amor.

A produção, a cargo do badalado Gustavo Ruiz, deu o toque perfeito para que esse projeto pudesse se tornar tão bem resolvido, e permite que a inclusão de ritmos tão distintos entre si (incluindo bolero) não se choquem ou naufraguem na primeira esquina. Os músicos participantes apostam na simplicidade sofisticada, agregando muito valor ao CD.

Se torcemos para que o Samba de Rainha continue firme e forte pelos anos que virão, esta primeira investida solo de Nubia Maciel prova que ela pode perfeitamente levar uma carreira paralela de grande importância, e na qual dá vasão a estilos que não poderia explorar no grupo. Um plano perfeito, que abre horizontes para os dois lados.

Às vezes não (clipe)- Nubia Maciel:

Já Não Te Quero Mais– Nubia Maciel: