The Leprechaun-400x

Por Fabian Chacur

Em 2012, após três anos de existência, a banda punk The Leprechaun partiu para uma reformulação. Eric Fontes (baixo), Fernando Zornoff (bateria) e Rafael Schardosim (antes guitarra, agora banjo) resolveram partir para outras sonoridades, mais precisamente variações da música folk. O segundo fruto dessa nova fase acaba de sair o CD The Long Road, pela gravadora Hearts Bleed Blue, e prova que a mudança de rumos fez bem para o time.

Além dos três remanescentes da formação original, entraram no grupo a cantora Fabiana Santos, os violonistas Bruno Stankevicius e Paulo Sampaio e o violinista Andrew Nathanael. A nova encarnação do grupo estreou em disco naquele mesmo 2012 com The Years Are Just Packed, que teve boa repercussão. Mas eles queriam ir além.

Como forma de permitir um trabalho mais solto e sem pressões, o grupo gravou em uma fazenda situada no interior do estado de São Paulo, conseguindo a concentração necessária para elaborar e deixar mais fluidos seus arranjos acústicos. O som folk estilo britânico com elementos de country e bluegrass na mistura preservaram a energia punk, com afinidades com bandas atuais como Flogging Molly, Mumford & Sons e The Lumineers.

Long Road, álbum resultante desse processo criativo, contou com a produção dos próprios músicos e masterização a cargo do badalado John Golden, na Califórnia, ele que já trabalhou com Green Day, Pearl Jam e Flogging Molly. Logo de cara a qualidade técnica do álbum chama a atenção, com seu padrão internacional.

Mas isso é o de menos. O que realmente torna este CD um marco no folk feito no Brasil é a qualidade de suas 12 canções, que se alternam entre as vertentes mais “rapidinhas”, digamos assim, até momentos um pouco mais introspectivos. Os violões fluem, o banjo e o violino preenchem bem os espaços e a cozinha rítmica arrasa.

A vocalista Fabiana Santos é outro ponto atraente do The Leprechaun, com seu timbre e fraseado lembrando um pouquinho o de Natalie Merchant, ex-vocalista do grupo 10.000 Maniacs e referência importante do folk-rock dos anos 80 e 90. Sua voz é bem melódica, e se encaixa feito luva na musicalidade da banda, além de ser um diferencial bacana e expressivo.

As belíssimas Dead Stars e The Hope At The End, boas representantes da faceta mais melódica e introspectiva da banda, e as sacudidas Culprits And Victins, Hold The World e Lemon Tree também merecem destaque, assim como a ótima Hide Your Love. As letras não jogam palavras fora, com elementos filosóficos e políticos bem desenvolvidos com verve poética.

O CD Long Road é a prova de que o Brasil possui uma banda de folk capaz de encarar festivais e eventos do gênero em qualquer parte do mundo sem grandes dificuldades. Mais um bom exemplo da versatilidade do brasileiro, capaz de enveredar por diversas sonoridades com originalidade, qualidade artística e apelo comercial.

Hold The World (clipe)- The Leprechaun: