edu lobo 70 anos dvd-400x

Por Fabian Chacur

Se há uma palavra que define Edu Lobo é discreto. Ao contrário de colegas de geração como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, este genial cantor, compositor e músico carioca sempre se manteve o mais distante possível do burburinho da mídia. Mantendo essa postura, ele comemorou 70 anos de vida com um ótimo DVD, Edu 70 Anos (Biscoito Fino). Coisa de craque, de quem põe a música sempre em primeiro lugar.

Desde o início de sua carreira, na década de 1960, Edu Lobo sempre se pautou por uma abordagem bastante particular e criativa da música brasileira, misturando com muita classe bossa nova, samba e especialmente ritmos nordestinos, valendo-se de elementos de jazz e música erudita oriundos de seu aprendizado formal como músico. Popular e sofisticado ao mesmo tempo.

Nessa trajetória, proporcionou ao público discos de alto gabarito e trilhas para teatro, balé e cinema. Compondo sozinho ou em parcerias com gente do naipe de Chico Buarque, Capinan, Aldyr Blanc, Paulo Cesar Pinheiro e Torquato Neto, entre outros, concretizou uma obra repleta de clássicos, canções que entraram para o cancioneiro nacional e de lá não sairão jamais.

Em Edu 70 Anos, o mestre relê 26 músicas acompanhado por uma orquestra de cordas e um grupo liderado pelo sempre inspirado tecladista e diretor musical Cristóvão Bastos. Os arranjos são classudos, e as interpretações de Edu, que se concentra nos vocais por não tocar mais violão ao vivo, são doces, precisas e bem melódicas.

Algumas participações especiais marcam o show, que foi gravado ao vivo em 29 de agosto de 2013 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Maria Bethânia marca presença em Ciradeiro e Pra Dizer Adeus. O parceiro fiel Chico Buarque é a atração em A História de Lily Braun, Lábia e Choro Bandido. A cantora Monica Salmaso está em A Mulher de Cada Porto, Coração Cigano e Valsa Brasileira.

Completa o time o filho de Edu, Bena Lobo, que mostra muito talento em No Cordão da Saideira e Ponteio. Os convidados também marcam presença na última faixa do show, Na Carreira. O repertório também inclui maravilhas como Chegança, Vento Bravo, Zanzibar, Frevo Diabo e Ave Rara. Lógico que faltam alguns clássicos, entre os quais Lero-lero e Viola Fora de Moda, mas Edu 70 Anos celebra com categoria uma carreira repleta de brilho.

Veja cenas do DVD Edu Lobo 70 Anos: