tom petty 2014-400x

Por Fabian Chacur

Tom Petty é integrante do primeiro time do rock americano desde o lançamento do primeiro álbum de sua banda, The Heartbreakers, em 1976 (leia a resenha aqui). E ele não perdeu a fome de música, vide seu mais recente álbum, o excelente Hypnotic Eye, ainda inédito no Brasil. Coisa finíssima!

Hypnotic Eye traz de cara o atrativo de ter sido o primeiro álbum de Petty a atingir o primeiro lugar na parada americana (leia sobre esse tema aqui). Em plena era dos downloads e Ipods, esse veterano roqueiro continua sendo relevante e atraindo a atenção do publico.

Nada mais justo. Poucos artistas conseguem manter a chama do rock americano tão acesa como este cantor, compositor e guitarrista, legítimo herdeiro de Byrds, Del Shannon, Chuck Berry, Roy Orbison e mesmo Rolling Stones (ingleses que cultuaram como poucos o rock ianque) que soube tocar adiante esse legado sem cair na repetição ou na mesmice. Um sujeito de personalidade, talento e assinatura própria.

O novo álbum marca o retorno da banda quatro anos após o ótimo Mojo (leia a resenha aqui), no qual exploraram de forma ampla e inspirada o blues e suas vertentes. Desta vez, a aposta foi no rock básico, com um ou outro momento mais reflexivo. Um show de riffs, energia e categoria.

Um dos segredos da banda é a sua longevidade em termos de formação. O excepcional guitarrista Mike Campbell é o braço direito de Petty e está com ele desde o inicio, assim como o ótimo tecladista Benmont Tench. O baixista Ron Blair também é da escalação inicial, embora tenha ficado longe do time entre 1982 e 2002, quando voltou para substituir seu substituto, o saudoso Howie Epstein (morto em 2003). Completam o time há 20 anos o veterano baterista Steve Ferrone e o guitarrista Scott Thurston. Todos jogam para as canções, sem virtuosismos tolos.

A festa rock and roller começa a mil com American Dream Plan B. Fault Lines mantém a coisa no alto, enquanto a compassada e ardida Red River coloca a combustão a mil. Full Grown Boy é a primeira pausa, quase jazzística e deliciosamente delicada. All You Can Carry vem com seus riffs potentes, seguida pela bluesy Power Drunk.

Forgotten Man vem com seu pique verdadeiramente alucinado. Sins Of My Youth é outro momento de reflexão, com uma levada quase bossa nova e melodia delicada. abre caminho para a sensacional e stoniana U Get Me High, enquanto Burnt Out Town e Shadown People fecham a tampa com sutileza e inspiração. Um disco daqueles para se ouvir de novo, e de novo, e de novo. Quem disse que o rock morreu? Trouxa!

American Dream Plan B– Tom Petty & The Heartbreakers:

Hypnotic Eye- Tom Petty & The Heartbreakers (álbum em streaming):