mike porcaro toto bass player-400x

Por Fabian Chacur

Morreu neste domingo (15) aos 59 anos o baixista americano Mike Porcaro, ex-integrante da banda Toto, da qual fez parte de 1982 até 2007. Ele foi vítima dos efeitos da “esclerose amiotrópica lateral” (doença de Lou Gehric), doença degenerativa que o afastou da música e contra a qual lutou durante quase dez anos.

O guitarrista Steve Lukather, seu ex-parceiro de banda, expressou via Twitter sua tristeza com a partida do amigo. “Meu irmão Mike Porcaro está agora em paz. Irei sentir muito mais falta dele do que eu poderia expressar em palavras. O meu mais profundo amor para a sua família. Deus o abençoe”. A informação é do site Pitchfork.

Nascido em 29 de maio de 1955, Mike é filho do baterista e percussionista de jazz Joe Porcaro (tocou com Frank Sinatra, Stan Getz, Gladys Knight e Madonna, entre outros) e irmão de dois outros ex-integrantes do Toto, o baterista Jeff Porcaro (1954-1992) e o tecladista Steve Porcaro. Antes de tocar oficialmente com o grupo dos irmãos, Mike acompanhou Seals & Crofts, Larry Carlton e Boz Scaggs.
joeparcaro1

Mike entrou no Toto em 1982 no lugar do baixista e vocalista David Hungate, que saiu logo após gravar o álbum Toto IV, famoso pelos megahits Rosanna e Africa. O baixista estreou em disco com o time no CD Isolation (1984) e participou de sucessos da banda como o rock Stranger In Town e a balada I’ll Be Over You, entre outros, além de tocar em várias turnês com eles.

Além do trabalho com o Toto, Mike Porcaro também atuou bastante como músico de estúdio. Uma de suas atuações ocorreu no disco Bombom (1983), de Rita Lee e Roberto de Carvalho, gravado em Los Angeles e cujas faixas mais conhecidas são Desculpe o Auê e On The Rocks. Ele saiu da banda em 2007 por causa dos problemas de saúde.

Mike Porcaro fala sobre seus irmãos Jeff e Steve Porcaro:

I’ll Be Over You – Toto:

Stranger In Town – Toto: