BeforeThisWorld 400x

Por Fabian Chacur

Diz aquele velhíssimo ditado que “quem espera sempre alcança”. Nem sempre, como todos sabemos. Mas no caso de James Taylor, a frase se concretizou. Pela primeira vez em seus quase 50 anos de carreira, o brilhante cantor, compositor e músico norte-americano emplaca um álbum no primeiro lugar da parada americana, com Before This World (Concord Records).

Segundo informações do site americano da revista Billboard, a bíblia da indústria fonográfica mundial, o novo álbum de Taylor vendeu em sua semana de lançamento em torno de 97 mil cópias, o que lhe proporcionou a façanha. Até então, o mais próximo que ele havia se aproximado do topo da parada de álbuns nos EUA foi em 1971, quando Mud Slide Slim And The Blue Horizon chegou ao número 2.

Segundo a mesma matéria, foram 45 anos de espera desde que o astro do bittersweet rock entrou pela primeira vez nos charts ianques. Maior espera só ocorreu no caso de Tony Bennett. O jazzista esperou de 1957 até 2011 para pontear a parada americana pela primeira vez, o que ocorreu graças ao álbum Duets II (2011). 54 longos anos!

Vale a lembrança de que James Taylor já havia conseguido emplacar onze de seus álbuns entre os 10 mais nos EUA, além de um single nº1, You’ve Got a Friend (de autoria de Carole King), em 1971. Outro dado interessante: faz 30 anos que o autor de Fire And Rain se apresentou pela primeira vez no Brasil, na primeira edição do Rock in Rio.

Ouça Before This World- James Taylor- em streaming: