rod stewart another country cd cover-400x

Por Fabian Chacur

Com o sucesso de seu projeto de covers de standards do jazz iniciado em 2002 com o CD It Had To Be You-The Great American Songbook, Rod Stewart ficou durante anos mergulhando em releituras, nesse universo e também no da soul music, do rock clássico e até das canções natalinas. Em 2013, voltou ao mundo das inéditas com Time (2013), com boa repercussão. E aqui está ele com outro pacote de novas canções autorais, o ótimo Another Country, lançado no Brasil via Universal Music.

Novamente, Rod The Mod contou com a coprodução do tecladista Kevin Savigar, que trabalha com ele (entre idas e vindas) desde 1978 em gravação de discos e shows. Das 12 músicas, só duas não levam a sua assinatura, sendo as outras habitualmente parcerias deles com o parceiro ou com outros músicos do time. O resultado é um trabalho que pode ser rotulado como “Rod Stewart per se”.

Simples. Ao ver a ótima repercussão que grupos como Mumford And Sons e The Lumineers (entre outros) estão obtendo com uma sonoridade com alguma influência do trabalho que o próprio Rod fazia na fase inicial de sua carreira solo, nos anos 1970, ele provavelmente viu que nada seria mais natural do que ele própria retomar esse tipo de canção folk-pop-rock. Bingo!

Another Country é um trabalho que não flerta com tendências atuais, algo que o autor de Maggie May fez diversas vezes em sua carreira, mas que desta vez preferiu deixar de lado. Aqui, o alicerce da coisa toda é uma profissão de fé no folk, no rock básico e nas baladas que fizeram sua fama, tipo a própria Maggie May, Sailing, The First Cut Is The Deepest e por aí vai. E vai muito bem, por sinal.

O lado folk mais saltitante se apresenta firme em Love Is, We Can Win (de inspiração futebolística), a faixa-título e Hold The Line. O blues rock dá o tom às ótimas Please e The Drinking Song, enquanto Can We Stay Home Tonight? faz as vezes de balada com predominância do piano ao fundo, clima desenvolvido em outros termos em A Friend For Life.

Pai recente, Rod homenageou o seu garotinho com a doce Batman Superman Spiderman, uma graça. O grande momento fica por conta do contagiante pop-rock Walking In The Sunshine, que seria um grande hit se as rádios tocassem músicas novas de medalhões. E Love And Be Loved é uma deliciosa incursão do cantor britânico pelo reggae.

O grande mérito de Another Country é ser um álbum nitidamente despretensioso, no qual as músicas fluem de forma simples e descomplicada, uma após a outra. Lógico que não supera clássicos como Every Picture Tells a Story, mas é ótimo de se ouvir, e mostra esse veterano que completou 70 anos em janeiro ainda dando muito caldo.

Love Is– Rod Stewart (clipe):

Way Back Home– Rod Stewart (clipe):

Ouça trechos de todas as faixas de Another Country: