luiz pinheiro 2-400x

Por Fabian Chacur

Definir Luiz Pinheiro como MPB é similar a chamar de doce qualquer alimento que possua açúcar em sua receita. Muito limitador. Esse cantor, compositor e músico mineiro radicado em São Paulo vai além dos limites de gênero e nos proporciona uma música mestiça e bacana. Ele mostra o repertório de seu novo CD, 3,1415…, em show neste sábado (16) às 21h30 no Espaço Cia da Revista (Alameda Nothmann, 1135 – Santa Cecília- SP- fone: 0xx11 3791-5200), com ingressos a R$ 15,00 e R$30,00.

Psiquiatra de formação que optou por atuar como psicanalista, Luiz Pinheiro é conhecido por ter tido composições de sua autoria gravadas por vários artistas bacanas e importantes, entre eles Cássia Eller, Arrigo Barnabé, Hermelino Neder, Vânia Bastos e Vanessa Bumagny. Seu primeiro CD, Cássia Secreta, gravado em parceria com Hermelino Neder, traz músicas que ela interpretou em shows e nunca gravou.

O primeiro trabalho solo, Decompor (Canções do Subsolo), saiu em 2011 e já mostrava Pinheiro ao lado de seu verdadeiro “lugar-tenente”, o ótimo guitarrista, violonista, arranjador e coprodutor Valter Gomes, que se mantém em seu time até hoje. O som mistura vários ritmos brasileiros e elementos de música pop, com direito a letras criativas que remexem nos sentimentos afetivos de forma inesperada.

O mais novo CD desse nativo de Juiz de Fora (MG) o mostra inquieto, em uma fusão com rock, música eletrônica e pop, sem no entanto se descaracterizar. O título remete ao símbolo matemático da letra grega pi, e Pi é seu apelido desde os tempos de escola. Músicas incríveis como Brejo, a faixa título, Burcas, Nômade Urbano e Traficante são destaques de um trabalho que conta com participações especiais de, entre outros, Jorge Mautner, Lirinha, Ivan Cabral, Vanessa Bumagny e Nô Stopa.

A banda que acompanha Luiz Pinheiro ao vivo, denominada Nômades Urbanos, é integrada por Luciano Nogara (bateria e programações eletrônicas, nome importante nessa guinada eletropop do “patrão”), Sandro Prêmmero (baixo, violão e viola) e Valter Gomes (guitarra e direção musical). O show é definido por ele próprio como lítero-musical, o que faz todo o sentido do mundo, pois as letras das canções são tão importantes como suas melodias.

Brejo– Luiz Pinheiro: